Sabia que o Peru tem ótimos chás…Confira!

peru

Do Peru direto para o Portal Gastronomix! De fato, viajar é bom demais, a gente aprende com outras histórias, outros povos, outras culturas… Mas nada é tão gostoso quanto voltar para casa! 🙂

Em minhas últimas pequenas férias, escolhi o Peru como destino. E, dessa vez, foi o chá que me chamou. Em uma conversa despretensiosa, numa viagem a trabalho, alguém me disse que aos pés de Machu Picchu havia um hotel em que se plantava chá – e é verdade que, de início, pensei que mencionaria o cultivo de alguma erva usada em infusão… Mas quando essa pessoa me disse que se tratava de Camellia Sinensis, meus olhinhos brilharam! Chá! No Peru!

Já havia estado no Peru anteriormente, mais especificamente em Lima, há quase dez anos, mas com olhos diferentes, menos chazeiros. Então, essa seria a desculpa perfeita para retornar. Com data marcada para conhecer o tal hotel do chá, planejamos a viagem, que contemplou não apenas o Vale Sagrado, mas também Lima e sua culinária mágica.

Passamos alguns dias em Cusco, que costuma ser a “base” para quem quer conhecer a região. De lá, pegamos um táxi até Poroy, cidade próxima, onde fica a estação de trem. No trem, seguimos para Aguas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo, como preferem chamar agora), com destino à plantação de chá do Inkaterra Macchu Pichu Pueblo Hotel. Muitos suspiros a partir daqui…

 

O Inkaterra é uma experiência completa. E inacreditável! Fica bem pertinho da estação de trem, escondido em mata abundante, a 110km de Cusco, ecologicamente correto e sustentável. Os quartos são, na verdade, “casinhas”, com toda privacidade que a gente merece. A caminhada entre as plantas nativas, pássaros de toda cor e orquídeas exuberantes é estonteante. O hotel ainda oferece passeios guiados para observação de pássaros, flores e ursos, trilhas em meio à mata e, claro, a minha tão esperada visita ao campo de chá.

No quesito chá, o hotel é igualmente um espetáculo. Da entrada à saída, o chá está disponível em bandejas, quente, gelado, nos sachezinhos que têm a cara da casa. E tudo – chá verde e preto, em folhas soltas – é produzido lá mesmo.

O chá também está presente nos xampus, condicionadores e sabonetes nos quartos. Que aroma! No spa, há tratamentos maravilhosos; o que escolhi se chamava “folha de chá” (claro!). Em duas horas, passei pela sauna, depois fiz drenagem e esfoliação com folhas de Camellia Sinensis. Ao final, a massagem relaxante fez com que eu me sentisse na própria xícara de chá… Não queria mais que o momento acabasse (mas vou poupá-lo das fotos, porque, né, ninguém merece!).

Agora, para mim, a cereja do bolo foi a excursão que chamam de “Tea House“. Em companhia de um guia da propriedade, nos dirigimos à plantação, onde nos falaram um pouquinho sobre a planta do chá. Em seguida, fomos orientados quanto à colheita. Com os bolsinhos cheios, nos dirigimos à “casa de chá”, para processarmos nós mesmos o que iríamos beber mais tarde.

Ao final, ainda fabricamos nossos sachês infusores ao modo Inkaterra – cortamos o papel, colamos as bordinhas, fincamos o palito, enchemos de Camellia. E voilá! Aproveitamos o nosso momento “chá da tarde”, com direito a palmier e brownie, em um dos lugares mais encantadores da vida!

Eu sei que cada experiência é única e inesquecível… E essa valeu cada momentinho que ficou gravado no coração! Só esse lugar, sozinho assim, valeria toda a viagem. Mas você acredita que tem mais? Descobri marcas de chá legitimamente peruano, lojinhas e cafés incríveis… Que logo estarão aqui, para você se animar e já querer ir para lá! 🙂

Ficou curioso? Há mais dessas experiências em minhas redes sociais, @chazeira no Instagram e Chazeira no Facebook. Nos vemos por lá, para não morrermos de saudades até a próxima quinta, ok?

Besos de té peruano! 🙂

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.