Produção de chás brasileiros cresce aos poucos

chabrasileiro0

A produção de chás brasileiros ainda é bem pequena, especialmente se comparada a outros lugares do mundo, como China e Índia, por exemplo. Acredito que, de fato, tal produção tem tudo a ver com o interesse e consumo interno, que vai ganhando corpo e extrapola fronteiras físicas.

No Brasil, bebemos – ainda – pouco chá, e quase tudo é importado, mas a produção de chás brasileiros tem aumentado nos últimos cinco anos. Fábricas – como a Amaya – resolveram se reinventar, novos produtores – como a Obaatian – surgiram e aprimoram, a cada dia, a produção artesanal de chás.

Além disso, marcas legitimamente brasileiras têm se lançado ao mercado, movimentando a distribuição de novos sabores. Para hoje, separei três marcas brasileiras que se dedicam ao nosso amado chazinho, para você conhecer e se apaixonar. Muito trabalho, total capricho e o resultado final é maravilhoso. Quer ver só?

INFUSORINA

É a carinha chazeira de Renata Acácia, uma linda do mundo dos chás, Sommelière de chás e responsável por cada misturinha mágica de chá que chega a nossa casa, abraçada por embalagens fofas.  Os blends, produzidos em Blumenau/SC, têm nomes super interessantes (TéAmo, por exemplo!), são comercializados na loja virtual e também vendidos em cafés de todo o Brasil.

Em Brasília, é possível encontrar seus chás no Civitá Café Especiais, para tomar ou levar para casa; lá, você ainda encontra um blend especialmente desenvolvido por Renata para o café. Tudo é incrivelmente saboroso e tenho a maior dificuldade em dizer qual o meu preferido… Mas vou arriscar! Acho que hoje vou de “Hippie Chai”, que leva chá Puer, gojiberry, gengibre e cardamomo. Gostinho de oriente com direito a cafuné da Renata!

Instagram: @infusorina

CHÁ CONTIGO

Você precisa conhecer a marca da maravilhosa Lumaira, uma nutricionista de Curitiba/PR, que resolveu se entregar aos sabores dos chás e das infusões. É ela quem prepara os blends da marca, cheios de personalidade. Aliás, são personalidades que inspiram as misturas! Elis Regina virou “Flor de Elis”, com direito a mate, jasmim, crisântemo e capim limão; Frida Kahlo se apresenta como “Sou-Frida”, um blend único de chá preto, laranja, pimenta rosa e uma pitada de pimenta malagueta (meu favorito!), que inclusive ganhou o segundo lugar na categoria blend em um concurso de chás realizado pela Escola de Chá Embahú em 2017 (e primeiro lugar com Dori-Ame, na categoria infusão, no mesmo concurso!).

E tem muito mais. A lojinha virtual ainda não foi totalmente desenvolvida, mas você pode conhecer falando diretamente com a Lu, pelo e-mail [email protected]. No Instagram, também tem fotos de todos os blends pra você escolher o que mais lhe representa.

Instagram: @chacontigo

HEY & CO.

Duas amigas inseparáveis, Bruna e Carol, adeptas do “faça você mesmo” e da produção com história, começaram a marca com os “cookie jars”, potes de vidros que continham receita, ingredientes e instruções fáceis para cozinhar seus próprios cookies em casa. Em 2017, para harmonizar com a iguaria, decidiram lançar blends próprios, com insumos totalmente brasileiros. Dessas cabecinhas inteligentes saíram misturas bem interessantes, como o “Brazilian Earl Grey”, que é um Earl Grey revisitado, feito a partir de chá preto brasileiro e frutas cítricas do nosso país, ao invés da tradicional bergamota.

O “Piña Colada” é igualmente saboroso, feito a partir de chá branco, abacaxi e coco, e também rende drinks bem criativos. A loja online é super bem estruturada e há cafés – como o Charlie Brownie, em Porto Alegre – que revendem essas belezinhas.

Instagram: @heyandco

Aos pouquinhos, a produção de chás brasileiros vai trilhando esse caminho. Com gente especial que põe a cabeça pra funcionar e a mão na massa. E que caminho delicioso! Por trás de marcas, escolas, palestras, tem gente especial que acredita no chá e em tudo o que bebida pode trazer, encontros, cultura, benefícios físicos…  E você? Tem alguma marca legal para indicar? Quero conhecer! Escreva, palpite… A coluna é bem mais legal quando trocamos ideias!

Enquanto isso, vamos nos encontrando pelas redes sociais, @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Um beijo!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.