World Gin Day conquista os apaixonados pela bebida

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No desenvolvimento da coquetelaria brasileira, o gim desponta como o queridinho, tanto pela demanda dos bares quanto para consumo em casa. Por tudo isto, e muito mais, que a 3ª edição do World Gin Day São Paulo conquistou sua data na agenda de eventos da cidade.

O World Gin Day, que aconteceu no segundo sábado de junho (9/6) em todo o mundo, promoveu uma série de experiências em torno da cultura do gim, estimulando o público a experimentar drinks autorais e a descobrir a história de cada marca, desde as mais conhecidas até as que estão chegando agora ao mercado brasileiro . No Brasil, aconteceu na Casa Bossa (Shopping Cidade Jardim), em São Paulo, e foi, além de divertido e bem organizado um sucesso de público.

O evento ofereceu sessões de degustações (nos inúmeros estandes espalhados pelo espaço), workshops (em uma sala suspensa com uma mesa comunitária onde se via o evento do alto), drinks inéditos (criados pelos bartenders convidados), e uma ótima música com shows de jazz e discotecagem.

O objetivo do evento segundo um dos idealizadores do evento, Fábio Guedes (Bebok), é conquistar mais e mais entusiastas e admiradores do gim. O destaque foi o Main Bar onde aconteceu o line-up de bartenders da América Latina, voltado para a mixologia. A cada hora, os principais nomes da cena da coquetelaria brasileira, apresentaram suas criações com as marcas de gimmais famosas do mundo.

Entre os bartenders, estavam os premiadíssimos Kennedy Nascimento (Grupo Vegas), Alice Guedes (Guarita/SP), Tai Barbin (Nosso Ipanema/RJ), Márcio Silva (Sócio do Guilhotina/SP), Adriana Pino (Méz/SP) e Marco de La Roche (YVY embaixador,Drinklab e Mixology News) o internacionalíssimo David Twardovski, Léo Massoni (Trabuca), Stephanie Marinkovic (Espaço 13), Rodolfo Bob (Axado Bar/sp), Alessandra Forma, Rafael Coelho (Estepe Bar) e Laércio Zulu (Grupo São Bento/Sp).

Na sua terceira edição (onde a primeira aconteceu no Mirante 9 de Julho e foi um evento muito menor), o numero de visitantes superou a expectativa dos idealizadores (Bebok/Casa Bossa e Ginfest). Mais de 1000 pessoas passaram pelo evento e frequentaram os inúmeros workshops e ações de marcas que aconteceram ao longo do dia.

A programação se dividiu entre: Sessões de workshops, Meet the makers  (apresentação intimista do embaixador ou produtor da marca frente a 20 pessoas inscritas, Gin Lab com mais de 30 rótulos raros e tendências, Performances ‘Startenders’ no bar principar e um workshop com o bartender Kennedy Nascimento e o chef de cozinha Luiz Filipe Souza do restaurante Evvai.

Na entrada do evento, havia um corner chamado Gin Shop com venda de todos os produtos presentes no evento. A surpresa foi que os rótulos nacionais artesanais superaram os importados em vendas.

Marcas de gin participantes:

  • Tanqueray (Diageo), Bombay Sapphire (Bacardi), Beefeater (Pernod Ricard), gins internacionais como o alemão Monkey 47 e o inglês Plymouth. As marcas artesanais brasileiras Jungle Gin, Amazzóni e Virga.

Lançamentos:

  • Savvy Gin, produzido em Portugal, e a YVY Gin, produzida em Minas Gerais. E o Negroni Ricetta 45 (famiglia Griffo)

Marcas de Mixers:

  • Tônica Riverside, Premium PRATA, as inglesas Fever Tree e London Essence, (ainda inédita no mercado brasileira). E a Tônica Botânica, do grupo Granado.

Mais Info: www.worldginday.com.br

Agradecimento:  www.malimacomunicacao.com.br

 

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

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