Um chawan especial! Chá no Japão, parte III

elo_fred

Caminhadas sem fim fizeram parte de nossas férias em Tóquio. Tem jeito melhor de conhecer uma cidade do que pondo as pernocas pra trabalhar? É nessas andanças que a gente descobre lugares lindos e especiais, surpreendentes, como esse que lhe apresento hoje… Quem me acompanha no chá de hoje?

Em Yanaka, uma região linda de Tóquio, com carinha de Japão antigo e muitos templos, um cantinho fez meus olhos brilharem. Uma mistura de galeria e sala de chá, em uma casa linda, tipicamente japonesa, pequena, distribuída em dois andares, resolvi entrar.

No térreo, há uma loja com lindas peças de cerâmica japonesa, antigas e contemporâneas; no andar de cima, antiquário com peças do mundo todo e uma sala de chá bem típica, a não ser pelas cadeiras em volta dos tatames, que facilitam a experiência para quem não se senta como os orientais.

Tudo isso é cuidado de pertinho por uma única família, pai, mãe, filha e avó, com gentileza peculiar. E você ainda escolhe a tigela em que vai beber o matchá, o chawan, em um “cardápio” de peças únicas e especiais.

Nem quis ver nada (ia ficar em dúvida mesmo!); pedi o mais antigo e depois li que se tratava de uma peça vietnamita, de 270 anos. Especial!

Além do matchá, também serviram um Hojicha delicioso, para ajudar na digestão do manju, o docinho que acompanha a diversão.

É claaaaro que quis levar o chawan para morar lá em casa. Mas não foi dessa vez, era peça de estimação. O dono do lugar, muito simpático, para não me deixar frustrada, deu um jeitinho para que eu levasse uma lembrança do momento: em um papelzinho japonês, desenhou a tigela-desejo e me presenteou. Diga se isso não vale mais do que qualquer peça antiga na prateleira? 🙂

Screenshot_20180605-175445_Word

Se animou a experimentar?

Okubo Gallery e Yuka-an
Yanaka 6-2-40, Taito-ku
Telefone: 03 5834 2119
Funcionamento: De quarta a domingo, de 11 às 18h.
Valor: 1000 yens por pessoa (aproximadamente 10 dólares), com direito a dois chás e um doce típico como acompanhamento.

A quantas andam as suas experiências? Quero saber de tudo! Pode me marcar no Instagram ou Facebook, mandar direct… Lá também estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face).

Beijos e boas e novas experiências!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.