Roma Norte: o charmoso bairro da Cidade do México

colonia-roma

Quem deixa de visitar a Cidade do México para curtir apenas as praias não sabe o que está perdendo. A capital mexicana é um resumo do país, não só por reunir características de todas as regiões do México, mas por deixar evidente que, apesar de passar por um período de rápida modernização, consegue preservar as tradições herdadas dos povos que habitaram aquela região no passado. Na Cidade do México é possível vivenciar a efervescência que o país vive sobretudo na gastronomia e na arquitetura, mas também provar um tradicionalíssimo taco num centro histórico bem preservado.

Roma Norte talvez seja o melhor bairro para se iniciar no México, pois ali o choque cultural será mais leve. E um bom local para o desjejum é a Panadería Rosetta, com seus pães doces típicos do país e um saboroso cappuccino feito com leite de castanhas.

A poucos passos da Rosetta fica o Museo del Objeto, cujo acervo é formado por objetos clássicos, belos, originais ou interessantes que Bruno Newman – fundador do Museu – vem reunindo há mais 40 anos. A loja do museu é um passeio por si só, pois coloca à venda objetos, livros, e pôsteres atuais, mas que que conversam com o acervo do Museu.

O final da manhã é o momento ideal para caminhar pelas ruas arborizadas do bairro, onde lojas antigas, lojas descoladas e cafés hispters se sucedem. Um local interessante é a galeria localizada na Calle Colima 256. Além de um bonito e gostoso restaurante chamado Huset (foto acima), o espaço abriga um salão de cabelereiro moderninho, uma cafeteria, e a Poni Ministore, loja focada em cartazes e objetos feitos por artistas mexicanos.

Antes do almoço, ainda há tempo de visitar a Plaza Villa de Madrid, onde foi instalada réplica da Fuente de Cibeles localizada em Madrid. A fonte foi um presente da comunidade de residentes espanhóis no México e simboliza os laços de fraternidade entre a capital mexicana e a espanhola.

Despretensioso, aconchegante, animado e delicioso, o Contramar é a melhor pedida para o almoço. Focado em frutos do mar, como o nome insinua, o restaurante serve deliciosos preparos com polvo, camarão e peixes assados inteiros. Mas para um experiência verdadeiramente mexicana com um quê de litoral, vá de tacos de atum acompanhados de refrescantes margaritas de mezcal.

Antes de se dirigir ao Almanegra para tomar excelentes grãos de café servidos nos mais variados preparos, um paradinha no Expendio Durango é essencial. Trata-se de uma lojinha minúscula, onde são vendidos vinhos mexicanos e estrangeiros, além de mezcal artesanal, sem falar em objetos tipicamente mexicanos (como o molcajete – espécie de pilão em que se prepara a guacamole) com design mais contemporâneo.

O México também se rendeu à onda dos mercados gourmets. Existem vários espalhados pela cidade, mas, em Roma Norte, o mais disputado é o Mercado Roma. A atração ali fica por conta de uma filial da Churrería El Moro, a mais famosa do país, que prepara churros em duas versões, acompanhados de coberturas variadas.

Lugar gostoso para curtir o final da tarde é a livraria Casa Bosques. Especializada em publicações de arte, arquitetura, arte, fotografia, a livraria ocupa dois cômodos em uma mansão antiga do bairro e conta com sofás e poltronas onde é possível folhear livros e revistas independentes antes de se decidir por comprá-los.

Para abrir o apetite antes do jantar, um drink cai muito bem. Melhor ainda se for num bar que compõe a lista do The World’s 50 Best Bars, como a Licorería Limantour, que, além de preparações mais inovadoras, serve coquetéis clássicos muitíssimo bem feitos.

E pra fechar a noite, Máximo Bistrot, restaurante (foto acima) que mescla a cozinha mexicana com elementos franceses e italianos. Como utiliza produtos locais e sempre frescos, o cardápio muda constantemente, mas os pratos são sempre instigantes e deliciosos. O restaurante foi o primeiro do chef Eduardo García, que posteriormente abriu o Lalo! (mais informal) e o Havre 77 (francês).

PANADERÍA ROSETTA
Calle Colima 179
Telefone: +52 55 5207 2976
Site: http://www.rosetta.com.mx/

MUSEO DEL OBJETO
Calle Colima 145
Telefone: +52 55 5533 9637

HUSET
Calle Colima 246
Telefone: +52 55 5511 6767
Site: www.huset.mx

PONI MINISTORE
Calle Colima 256
Site: http://www.poniministore.com/

CONTRAMAR
Calle de Durango 200
Telefone: +52 55 5514 9217
Site: http://www.contramar.com.mx/

ALMANEGRA
Av. Universidad 420-A, Narvarte Ponient
Telefone: +52 55 4162 5899
Site: https://pt-br.facebook.com/pg/almanegracafe/posts/?ref=page_internal

EXPENDIO DURANGO
Calle de Durango 202
Telefone: +52 55 5208 2029
Site: https://pt-br.facebook.com/ExpendioDurango/?ref=page_internal

CHURRERÍA EL MORO
Dentro del Mercado Roma – Querétaro 225
Site: http://elmoro.mx/

CASA BOSQUES
Córdoba 25
Telefone: +52 55 5207 3667
Site: https://pt-br.facebook.com/casabosquesartbooks/

LICORERÍA LIMANTOUR
Av. Álvaro Obregón 106
Telefone: +52 55 5264 4122
Site: https://limantour.tv/

MÁXIMO BISTROT
Calle Tonalá 133
Telefone: +52 55 5264 4291
Site: www.maximobistrot.com.mx/

LALO!
Zacatecas 173
Telefone: +52 55 5564 3388

HAVRE 77
Calle Havre 77
Telefone: +52 55 5208 1070 

Advogado

Advogado e leitor voraz de livros, revistas, sites e blogs brasileiros e estrangeiros. Meticuloso, realiza muitas pesquisas e monta roteiros para comer, beber, tomar um drink antes de qualquer viagem. Atua também no projeto kitchen11, em Brasília.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.