Medellín é um grande destino na América Latina

medellin

Medellín respira renovação. A cidade vem se transformando nas últimas duas décadas, desde o fim do cartel de drogas implantado por Pablo Escobar. A cada ano, com políticas públicas de transporte, educação, cultura e esporte, a segunda maior cidade da Colômbia vem chamando atenção do mundo e dos turistas. Suas mudanças, com inovações urbanas, estão sendo reconhecidas mundo afora. Medellín ganhou o prêmio mais importante o urbanismo, o Lee Kuan Yew World City Prize, considerado o Nobel das cidades.

Nestes 20 anos, ela ganhou um Metro Cable, o primeiro teleférico do mundo que conduz a população aos morros mais pobres. Nestas regiões, foram construídas quadras esportivas, escolas e espaços educacionais, como a Biblioteca Espanha. Além disso, a cidade está construindo, entre outras coisas, as Unidades de Vida Articulada (UVA) e o Parque do Rio e o Jardim Circunvalar, que serão pontos de socialização.

A gastronomia faz parte dessa transformação. A cena da cidade vem mudando. Os cozinheiros e empresários estão investindo na qualidade e valorização do produto fresco e local, assim como na melhor ambientação das casas. O Gastronomix esteve por lá e traz algumas dicas.

HOSPEDAGEM

HOTEL CHARLEE
Localizado na praça do Parque Lleras, o hotel é um dos mais descolados de Medellín e, portanto, bastante disputado. Seu rooftop, além de ter boa música, drinks e comidinhas, permite uma visão privilegiada da cidade e suas luzes.

Calle. 9a #37-16
Telefone: +57 4 4444968

RESTAURANTES

OCIO
A chef Laura Londoño e o arquiteto Santiago Arango queriam um lugar acolhedor no bairro de El Poblado para quem gosta de bater papo, beber, comer e se divertir. Surgiu então o Ocio, espaço de comida contemporânea com ambiente industrial e decoração com objetos de material reciclado. Há comidinhas para compartilhar ou, para os mais famintos, pratos individuais. A especialidade da casa, que valoriza os ingrediente da estação em suas preparações, é um assado de tira que vai ao forno por 12 horas caramelizado com limão e alho.

Carrera. 33 #7
Telefone: +57 4 4488203

BURDO
Ambiente descolado, gente bonita, ótimos drinks e comidinhas. O gastropub se destaca pela regularidade no serviço e na qualidade da comida. A guacamole com pedacinhos de abacaxi caramelizado e bacon é um dos destaque do cardápio, que ainda conta com pizza, hambúrguer, batatas noisettes, tudo embalado por boa música, o que torna o Burdo um dos locais mais cool para curtir o fim de tarde e a noite de Medellín. Não deixe de experimentar as sangrias da casa, feitas com vinho, uísque e vodca.

Carrera 35 #8 A-101
Telefone: +57 (4) 2685399/ 3113502318

IN SITU
O restaurante localizado no moderno Jardim Botânico de Medellín serve uma comida fresca, original e saborosa. Aberto em 2008, o ambiente é amplo, confortável, com muito verde e um laguinho. A casa valoriza os ingredientes regionais colombianos em seus pratos. Depois de passear pelo agradável jardim, é merecida uma pausa nesse restaurante.

Calle 73 #5114
Telefone: +57 4 2332373

PERGAMINO CAFÉ
Um café de qualidade e de quem entende do riscado. O Pergamino tem fazendas próprias de café e trabalha com ele desde a colheita até chegar a sua xícara. Localizado perto do parque Lleras e numa das ruas mais interessantes de Medellín, a Carrera 37 (Via Provenza), a cafeteria tem um ar descolado, moderno e, em seu balcão, salgados e doces para acompanhar o belo café.

Carrera 37 #8-37
Telefone: +57 4 268444

NAAN

É o primeiro restaurante de comida indiana em Medellín.  Toda a identidade visual do local é super bem cuidada, do painel na parede até o cardápio. A aposta principal é nos curries – de peixe, de mexilhão, de camarão, de cordeiro, de frango e, para vegetarianos e veganos, de berinjela e cogumelos. As guarnições podem ser pedidas à parte, o que facilita a refeição em grupo, caso alguém queira compartilhar e experimentar vários sabores.

Carrera. 35 #7-75,
Telefone: +57 4 31 26285

AJIACOS Y MONDONGOS
Desde 1991, este restaurante simples serve excelentes amostras da comida local a bons preços. São servidos apenas os dois pratos que dão nome ao restaurante, que podem ser pedidos em meia porção ou porção inteira. Ajiaco é uma sopa de batata e frango, acompanhada por alcaparra, abacate, creme de leite e arepa (uma espécie de tapioca feita de milho). Já o mondongo é uma dobradinha, com banana, coentro, limão e arepa.

Calle 8 #42 – 46
Telefone:+57 4 2665505

Advogado

Advogado e leitor voraz de livros, revistas, sites e blogs brasileiros e estrangeiros. Meticuloso, realiza muitas pesquisas e monta roteiros para comer, beber, tomar um drink antes de qualquer viagem. Atua também no projeto kitchen11, em Brasília.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.