O mapa do chá em Brasília: 30 lugares a seu dispor

chá-brasília

“Onde tomo um bom chá em Brasília, Elô?”. Essa é a pergunta que mais ouço/leio nos últimos tempos. E eu fico feliz sem tanto! Pessoas perguntando, interesse aumentando. E a possibilidade de termos lugares cada vez melhores para tomarmos o chá nosso de cada dia só cresce!

Para hoje, separei alguns para se tomar chá na cidade, de forma aleatória mesmo, para você organizar como quiser. Se você conhecer algum outro local, por favor, indique também! Tem muita gente perdida por aí, tentando se achar numa xícara de chá…

1) Tea Shop, Park Shopping – A tradicional loja de chás de origem espanhola, que fica no Park Shopping, conta com um espaço gourmet, em que as misturas da casa são servidas com comidinhas especiais. Você também pode pedir por seu chá já preparado, para levar, no sistema takeaway.

2) Moncloa Tea Boutique, no Shopping Iguatemi e, em breve, no Brasília Shopping – é loja, sim, mas também serve seus chás, frios e quentes, com acompanhamentos mágicos para a hora mais deliciosa do dia. É aqui que garanto aquela xícara, acompanhada do melhor red velvet do mundo. Tem para levar, em copos bem fofos. A marca já prepara uma segunda loja, no Brasília Shopping, que deve ser inaugurada dentro de três meses.

3) Civitá Cafés Especiais, no Shopping Venâncio – um dos meus oásis favoritos! Trabalham com a marca de chás “Infusorina”, que adoro, vendem acessórios maravilhosos e, ainda, fazem Red Velvet (aqueeeele, servido também na Moncloa) e Matchá Cake.

4) Objeto Encontrado, na CLN 102 – eu sei que quando a gente fala deles, pensa logo em café… E não é que também servem chás incríveis? Tem exemplares da Chayê e da Tea Shop. E um cheesecake dos deuses, daqueles que você não pode passar a vida sem comer!

5) Castália Artesanal, na CLN 102 – pertinho do Objeto Encontrado, servem misturas bem criativas, como a “Ipê Branco”, que leva chá branco, manga, casca de laranja, casca de limão e cardamomo, e vêm acompanhadas de um sequilho danado de bom, o “solteirinho”. Pode se jogar nos pães também, só sucesso.

6) Los Baristas, na CLN 404 – é verdade que o café com brownie daqui faz a fama do local… Eu, como prefiro chá, faço a minha combinação, sem deixar o doce de lado, óbvio. Trabalham com a marca “Caminho do Chá”, de Dani Lieuthier.

7) Seu Patrício, na CLN 206 – Dentro do Manifesto Co-working. A curadoria dos chás, aqui, é do Fábio Pedroza, responsável pela Vai Té Chá. Nem preciso dizer que há joias por lá, né? Comidinhas veganas completam as opções certeiras.

8) Salve Café Maravilha, na CLN 116 – Recém inaugurado, conquistou meu coração. É despretensioso, delicioso, lindo e aconchegante. Tem chás da Talchá, Matchá Latte, Bubble Tea e a especialidade da casa: o chá da Sushi, preto, com frutas vermelhas e hortelã servido gelado. Os donuts e cookies também conquistam corações!

9) The Coffee Hut, na CLN 213 – Tem Moncloa na carta e horário de funcionamento super amplo. Do café da manhã ao jantar, há sempre uma boa opção para acompanhar uma xícara de chá.

10) Daniel Briand, na CLN 104 – o clássico dos clássicos. Tomar chá por lá é como estar em Paris, mesmo. No fim de tarde, há a opção de acompanhamentos fofos, especiais para o chá da hora.

11) Casa Quilha (foto acima), na CLN 716 – Fábio Pedroza também passou por aqui e fez um bom trabalho. Ótimas opções, em um ambiente descontraído. O copo em que é servido o chá é um espetáculo à parte. Cerâmica linda!

12) L’amour du pain, na CLS 115 – Um pedacinho da França na Asa Sul, com bom atendimento e um jardim delicioso. Os folhados vão super bem com um chazinho verde, vai por mim!

13) The Queen’s Place, na CLS 116 – London calling! A culinária inglesa e uma boa carta de chás faz com que a casa esteja sempre lotada. O Victoria Sponge Cake faz valer a espera! Horário de funcionamento bem amplo.

14) Ernesto Cafés Especiais, na CLS 115 – Meu bom e velho Ernesto tem Masala Chai e Matchá Latte, além de outras opções da Talchá. Tem um bolo de chocolate com banana di-vi-no. E logo terá uma nova unidade na Asa Norte! Ansiosa!

15) Belini Café – The Coffee Experience, na CLS 114 – O café está no nome, mas há espaço para os chás. Trabalham com a marca “Taste of Tea”, que importa blends da Alemanha. Para tomar lá mesmo e levar para casa.

16) Café e um chêro, CLN 109 e CLS 107 – Já pedi muito para incluírem chás na carta, mas trabalham apenas com infusões. De qualquer modo, a de maracujá fez a minha alegria, com um bolinho de chocolate que é a cara de casa de avó.

17) Grenat, no Shopping Iguatemi – nem só de cafés de faz o Grenat. Há opções da Tee Gschwendner para a nossa alegria!

18) O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, no Park Shopping e Shopping Iguatemi – para harmonizar com o famoso bolo que dá nome à casa, a sommèliere Carla Saueressig criou um blend especial, que tem rooibos como base. Uma experiência deliciosa!

19) Pastry, na CLSW 301 – Nada como uma xícara de chá para combinar com as mil opções de brownies que a casa oferece. O lugar também é muito fofo e aconchegante.

20) New Koto, CLS 212 – Não se trata de um café ou casa de chás, mas aqui você pode ter o que mais se aproxima de uma experiência tipicamente japonesa, jantando com um chazinho verde feito no capricho!

21) Yuzu-An, no Clube Nipo – Também não se trata de casa de chás ou café, mas do meu restaurante japonês favorito. Para acompanhar as refeições ou as sobremesas incríveis, como o Chiffon Cake de chá verde, há sempre um chazinho, servido nas incríveis cerâmica Honjo.

22) Quitinete, na CLS 209 – Trabalham com chás importados do Sri Lanka, da marca Basilur. Há latas lindas para presente também!

23) Varanda Pães Artesanais, na CLN 215 – Servem infusões deliciosas da Vilagridoce e chás e infusões da Moncloa. E podemos levar nossos bichinhos, pois são pet friendly!

24) Quintal f/508, na CLN 413 – o cantinho mais charmoso de Brasília. Pequeno e escondidinho, serve as misturinhas da Talchá. Eventualmente fazem eventos de harmonização das infusões com comidinhas. Delicadeza sem fim!

25) Provanza, no Conjunto Nacional e no Terraço Shopping – a marca de Uberlândia tem boas opções de chás e bules de vidro, super adequados para observarmos o processo dos chás.

26) Vincent, na CLN 409 – a precursora das casas de chá atuais, toda inspirada em Van Gogh; trabalha com as mesclas da Talchá e serve um pãozinho com ervas muito gostoso!

27) Rapport Café Bistrô, na CLS 201 – restaurante e café, também serve os blends da “Caminho do Chá”. Ambiente bem gostoso e boas opções para o almoço.

28) Clandestino, na CLN 413 – nada como uma xícara de chá olhando para o Parque Olhos D’água. Os blends são da “Caminho do Chá”.

29) Mercadinho Brasília, no Brasília Shopping – a feirinha sazonal do shopping, que ocorre em alguns sábados, tem opções da “Vai Té Chá”, de Fábio Pedroza, e, recentemente, passou a contar com representantes da marca “Tea and Art”, que tem uma linha de infusões toda inspirada em artistas plásticos. Duas boas opções!

30) Casa Doce, na CLS 112 – pegue sua xícara de Masala Chai, escolha sua sobremesa favorita e seja feliz!

Por hoje, temos 30 endereços que servem chazinhos. Um para cada dia do mês, sem repetir! Mas sei que outros tantos estão por aí, a nos esperar. Conhece algum desses? Conhece algum outro? Vamos dividir informações, por aqui ou nas redes sociais, @chazeira, no instagram, ou Chazeira, no Facebook, para atualizarmos constantemente o nosso mapa. Afinal de contas, o que é bom deve ser compartilhado, não é mesmo?

Beijo com sabor de descoberta! Até quinta!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

2 Comentários

  1. E o povo cara de pau que pergunta onde ir e qual escolher? Abuso mesmo e é sempre sucesso! Amei o roteiro!

    • Querida, pergunte tudo o que quiser, sempre que quiser... Chá é meu assunto favorito! Obrigada por sempre estar! Beijo! :)

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.