Na Estrada Real também tem chá!

ESTRADA REAL

A Estrada Real me surpreendeu ainda mais! Comecei o ano de 2018 com o pé direito, em visita ao Museu do Chá em Ouro Preto/MG. E você acredita que encontrei lugares super especiais para o #momentomágico em Ouro Preto, Tiradentes, Bichinho, São João Del Rei e Belo Horizonte? Olha só!

OURO PRETO
Depois de visitar o Parque do Itacolomi, para conhecer o Museu do Chá, ainda há opções bem gostosas para um chá da tarde. No Império do Café, que fica em casarão de uma das esquinas da Praça Tiradentes, você pode ver a tarde passar pelas janelas antigas, com chazinhos da alemã TeeGschwendner, quitutes com cara de casa de avó e uma seleção incrível de livros de história e arte; sim, o lugar é um café-livraria.

Outra boa opção é o Villa Koa Boutique Café. Bem descolado, serve chás da curitibana Moncloa, combinados a comidinhas que priorizam ingredientes locais. Na decoração, peças de artesanato indígena amazônico e de quilombolas da região. Também realizam eventos musicais eventuais bastante animados. Não deixe de checar a programação!

TIRADENTES
A cidade, referência em gastronomia, não se esqueceu do chá. Na verdade, o ritual do chá da tarde está no DNA da terra, já que um antigo dono do Hotel Solar da Ponte, de origem inglesa, não abandonou o hábito do país natal; na verdade, expandiu o costume, oferecendo a experiência aos hóspedes, posteriormente replicada por vários outros hotéis. É verdade que o chá de hoje em dia não é mais o que já foi, mas ainda assim vale conhecer o hotel, que é bem charmoso.

Ao fundo da loja Marcas Mineiras, das queridas irmãs Graziela Guimarães e Liliane Crespo, o jardim belíssimo abraça um café, aberto há pouco mais de um ano. E lá, claro, tem chá. Boas opções inglesas e infusões da PodeChá perfumam o ambiente, que também vende peças de cerâmica perfeitas para se reproduzir o momento em casa. Sente-se e se esqueça do mundo!

No Restaurante UaiThai, o bartender Pedro Resende prepara um chá gelado tailandês lindo e super saboroso. Além disso, se arrisca nas infusões aplicadas aos drinks, com resultados incríveis. Se jogue no bar antes do almoço e seja feliz!

BICHINHO
Grudado em Tiradentes, o povoado de Bichinho guarda encantos que só quem conhece pode entender. O artesanato produzido na Oficina de Agosto faz os olhos brilharem; a Casa Torta e seu ambiente lúdico transforma qualquer adulto em criança. Para encerrar o passeio, vá ao Empório Gostinho de Minas, para descobrir que o mineiro, além de pão de queijo, faz um Masala Chai bom demais da conta, uai!

SÃO JOÃO DEL REY
Por uma coincidência, fui parar na Taberna d’Omar. E, além de provar infusões deliciosas ali servidas, ainda conheci a marca responsável pela produção dos blends, a Al Bazaar. Olha, achei o Chai Brasileiro, com louro, anis, pimenta rosa e coco ralado surpreendente. E com as comidinhas do lugar… Hmmmmm!

BELO HORIZONTE
Para terminar a viagem, um lugar fofo demais que há tempos queria conhecer. Com Dani Perdigão, Ju Vitoriano e Monalisa, chazeiras-mineiras de carteirinha, passei momentos muito agradáveis na Chá Comigo, temperados com afeto, chá e bolo. No lugar, ainda conheci a marca mineira de infusões Chá Bless. Adorei cada minutinho!

E como eu gosto mesmo de descobrir cantinhos para compartilhar com você, vou dar uma sumidinha por uns quinze dias… Mas pode ter certeza de que vai valer a pena! Estarei de férias, mas com a cabeça aqui no Portal Gastronomix, preparando mais novidades chazísticas, do jeito que a gente gosta.

Até a volta, vamos nos encontrando nas redes social, no Instagram @chazeira ou pelo Facebook Chazeira. Vai ter spoiler, mas os detalhes, estes estarão aqui em breve!

Um beijo com gosto de chá e férias! Até já!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Um Comentário

  1. Lugares incríveis, aconchegantes e fofos.
    Fiquei de olho também nas xícaras lindas, na chaleira e nas outras coisinhas lindas que acompanham esse momento mágico.
    Adorei as dicas (devidamente anotadas).
    Curtam muito essas férias!!
    Ficamos aqui, aguardando ansiosos, por mais momentos assim.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.