Mendoza, vinhos e refeição com vista

monique

A memória gastronômica que tenho de Mendoza, na Argentina, facilmente se funde à minha memória afetiva. Impossível dissociar o prazer de tomar uma taça de vinho à beira da Cordilheira dos Andes do fato de ter experimentado alguns dos melhores pratos da minha vida.

Talvez o contexto e a beleza do cenário tenham ajudado, mas duvido que seja apenas isso. As refeições em Mendoza vão muito além de menus com vários passos. Em Mendoza, a hora da refeição é um ritual. E, diga-se de passagem, um ritual daqueles transcendentais. Ao viajar para Mendoza é preciso ter em mente que nada pode ser corrido.
Comer em Mendoza é coisa séria e exige tempo, disposição, paciência e um motorista, afinal, impossível não sair das mesas das bodegas com uma certa sensação de felicidade e tontura. O corpo fica leve depois de uma taça de vinho harmonizado a cada prato, e sempre são muitos pratos.

O ritual começa com uma visita à bodega, onde passeamos em meio aos barris que guardam tesouros à espera do momento certo de irem às mesas. E o momento certo vem logo depois, quando todos são convidados a degustarem o melhor dos chefs locais. Já estive em Mendoza por duas vezes e, se o tempo e dinheiro permitissem, iria todos os anos.
Guardo recordações maravilhosas do menu degustação harmonizado noUrban, da bodega O.Fournier; da história de vida e sabores de Susana Balbo, primeira mulher enóloga na Argentina; da divertida apresentação do prato na bodega Ruca Malen; e da vista inesquecível da Belasco de Baquedano. Juntando tudo, Mendoza se torna um dos meus destinos prediletos no mundo, tanto pela comida quanto pelo que vivi.

E a recordação que tenho é que a viagem era sempre acompanhada de uma taça de Malbec. Por que não?

Clique aqui e veja também: https://www.youtube.com/embed/EvVMFpUnGXo

URBAN DE O.FOURNIER
Calle Los Indios s/n – 5567, La Consulta, Mendoza
Telefone: +54 262 2451579
Site: http://www.ofournier.com

BODEGA RUCA MALEN
Rota Nacional 7 Km. 1059, 55009 Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina
Telefone: +54 9 261 553.7164
Site: bodegarucamalen.com

BELASCO DE BAQUEDANO
Cobos 8260 – Luján de Cuyo – Mendoza
Telefone: +54 261- 5247865/61
Telefone: +54 261- 152200522 +54 261- 153023491 +54 261- 155500036

MONIQUE RENNE é jornalista e repórter fotográfica, atualmente é Editora de Destinos do site Melhores Destinos.

 

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.