Uma infusão gelada que é a cara de Trancoso!

20180701_170922

Às vezes, uma simples pausa é capaz de recarregar as nossas baterias por meses e meses. E quando essas pausas vêm acompanhadas de sabores inesquecíveis? Match total! No último final de semana, recarreguei as baterias em Trancoso, na Bahia. E foi no restaurante do Uxuá Hotel, no Quadrado, que encontrei a poção encantada para o meu momento mágico, o “Trancoso Ice Tea“, criação da casa.

A receita, que leva camomila, abacaxi, maçã, maracujá, gengibre e canela, é super refrescante e harmoniza com fim de tarde inesquecível, roupa fresquinha, cheiro de mar e raio de sol. Basta tomar e fechar os olhos… Sentiu?

20180701_163950

 

Para dar uma ajudinha à imaginação, vou compartilhar a receita, disponibilizada pelo próprio Uxuá. Dá pra ter um pouquinho de Trancoso em casa… Mas, olha, nada supera a experiência de estar no Quadrado em um fim de domingo.

Trancoso Ice Tea, por Uxuá Casa Hotel e Spa

Ingredientes:
– 1 abacaxi
-3 maracujás
– 4 maçãs
– 2 xícaras de camomila seca
– 4 pequenos pedaços de gengibre
– 7 pequenos paus de canela
– 3 litros de água

Modo de Preparo
– Coloque a água para ferver. Corte as frutas em pedaços pequenos, retire a polpa do maracujá e adicione tudo à água fervente. Cozinhe tudo e adicione a camomila, o gengibre e a canela. O calor vai misturar os sabores

-Deixe em infusão por 30 minutos. Observe se as frutas se dissolveram e se o líquido ficou de uma cor amarelo-verde bem forte. Esse é o ponto para extrair os sabores.

-Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, coe e, em uma jarra, leve à geladeira por 3 horas, até que possa ser servido gelado. Quanto mais tempo ficar na geladeira, mais forte ficará o sabor.

Ao final, é só desfrutar… E se teletransportar para a Bahia!

20180701_170317

Depois você me conta o que achou? É uma boa pedida para os tempos de secura que virão pela frente, hein? 🙂

Nos vemos na quinta e pelas redes sociais, @chazeira no instagram ou na página Chazeira, no face. Se fizer a receitinha, não deixe de nos marcar – #chazeira #portalgastronomix – pra gente viajar com você, tá?

Beijos de chá e mar!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.