Guia Gastronomix São Paulo: lugares para comer e beber

sãopaulo_gastronomix

São Paulo é uma cidade incrível, cheia de bons lugares para passear, comer, beber e se divertir. Mas, mesmo assim, às vezes, é difícil escolher ou lembrar das opções. Por isso, o Gastronomix fez um guia com 52 lugares – uma seleção de ótimos endereços para ir.

Espero que vocês possam aproveitar as dicas que seguem. Os locais foram selecionados com critérios que considero importantes: qualidade dos ingredientes e da comida servida, atenção no atendimento, ambiente e preços justos.

É claro que, ao longo do tempo, este guia será atualizado. Para dicas de outras cidades no Brasil e no mundo, você pode entrar também no instragram @rodrigocaetano e colocar no campo de busca: #gastronomix_nomedacidade

CAFÉ DA MANHÃ – BREAKFAST AND BRUNCH

1 – P.Ã.O.
Pequeno espaço que comporta uma infinidade de delícias, desde o pão de queijo feito com gruyère, passando belo imponente bolo de chocolate de várias camadas, tudo feito com ingredientes de alta qualidade.

Rua Bela Cintra, 1618 – Consolação, São Paulo
Telefone: (11) 2193.2116
Site: www.padariaartesanal.com.br

2 – Padaria da Esquina
Cantinho português em São Paulo, a casa oferece inúmeras variedades de pães tipicamente portugueses. Não se assuste com os nomes e prove tudo o que puder! Concebida pelo chef português Vitor Sobral, proprietário de casas em Portugal, João Pessoa e da Taberna da Esquina na capital paulista.

Alameda Campinas, 1630 – Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 2387-0149
Site: http://www.padariadaesquina.com   

3 – Futuro Refeitório (foto acima)
Instalado numa antiga garagem – cujas características foram mantidas – o local pede tempo para ser apreciado. Bonito, apesar de diferente, aconchegante, abre o dia todo, e serve produtos feitos na casa: pães, croissants, bolos, geleias, ricota. Torradas com deliciosas coberturas, como a de abacate. No almoço, o foco são pratos vegetarianos inventivos, apetitosos e nada monótonos. Para fechar, peça café coado, cujos grãos são torrados na casa.

Rua Cônego Eugênio Leite, 808 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3085-5885
Site: www.futurorefeitorio.com.br

4.Café Habitual
Proveniente do Chipre, um dos proprietários do Café Habitual sempre se vale dos ingredientes típicos do mediterrâneo oriental para compor seus pratos. É o caso dos ovos beneditinos, que levam coalhada seca com páprica. Ou do bolo de figo com calda de iogurte. Ou do biscoito de tahine com canela. O local serve brunch até as 16h.

Alameda Tietê, 602 – Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3062-3091
Site: @cafehabitual

ALMOÇO e JANTAR – LUNCH and DINNER

5 – Corrutela (foto acima)
O restaurante leva a sério o conceito de sustentabilidade sem ser chato. Vegetais orgânicos, peixes de pesca sustentável, lixo zero, ausência de plástico, uma composteira bem na entrada do restaurante. Tudo é feito ali, dos pães (o trigo é moído lá mesmo) à manteiga, passando pela polenta e pelo chocolate. Mas nada disso seria importante se o principal – a comida – não fosse bom. E é excelente. Pratos aparentemente simples, que focam na qualidade do produto, entregam muito sabor, que combinam muito bem com os vinhos nada convencionais que compõem a carta.

Rua Medeiros de Albuquerque, 256 – Vila Madalena, São Paulo
Telefone: (11) 3032-2443
Instagram: @corrutela  

6 – Chou
Já valeria a visita pelo gostoso quintal à meia luz cheio de plantas e pela ótima trilha sonora. Mas ainda têm as mezes, pequenas porções de gostosuras, com foco nos vegetais, que são um excelente cartão de visitas do que está por vir. Prove a polenta com ricota e tapenade de azeitona e os quiabos grelhados. E, nos principais, o restaurante demonstra toda a destreza no manejo da brasa.

Rua Mateus Grou, 345 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3083-6998
Site: www.chou.com.br 

7 – Tuju
Com cardápio sazonal e muito bem pensado, o restaurante eleva a outro nível não só os ingredientes brasileiros, mas a combinação, por vezes inusitadas, entre eles. A carta de vinhos, com grande número de vinhos naturais, e a carta de drinks são atrações à parte.

Rua Fradique Coutinho, 1248 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 2691-5548
Site: www.tuju.com.br 

8 – Jiquitaia
Em uma frase: comida brasileira tradicional preparada com técnica e com excelente custo benefício. Moqueca, arroz com suã, quiabada, feijoada e outros como você jamais provou: leves, porém cheios de sabor. Ótimo drinks e caipirinhas feitos com boas cachaças.

 Rua Antônio Carlos 268 – Consolação, São Paulo
Telefone: (11) 3262-2366
Site: www.jiquitaia.com.br

9 – A Baianeira
E para quem não acredita que a mistura da cozinha baiana com a culinária mineira não dá samba, a Baianeira está aí para provar o contrário. Comida brasileira simples em local aconchegante.

Rua Dona Elisa, 117 – Barra Funda, São Paulo
Telefone: (11) 2538-0844
Instagram: @abaianeira

10 – Fitó (foto acima)
Outra prova de que a comida brasileira preparada com cuidado é receita de sucesso. Com cozinha típica do Piauí, o restaurante vem se firmando como um dos locais para se provar a nova, porém descomplicada, comida brasileira.

Rua Cardeal Arcoverde, 2773 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3032-0963
Site: www.fitocozinha.com.br 

11 – Obá
Ao entrar no restaurante, a sensação é de se estar no México. Afinal, quando abriu, o local era especializado em comida mexicana. Mas não se engane: hoje em dia, ali são servidos os pratos de comida tailandesa mais autêntica de que se tem notícia no Brasil. Inclusive na intensidade da pimenta.

Rua Dr. Melo Alves, 205 – Jardins, São Paulo
Telefone: (11) 3086-4774
Site: wwww.obarestaurante.com.br 

 12 – Tan Tan Noodle Bar
Izakaya bem ao estilo japonês: pequeno, apertado, porém com comidas quentes excelentes. Não desista na fila e não vá embora antes de provar os guyozas e o katsu-sando (sanduíche de carne de porco empanado). A torta de chocolate com creme inglês também é imperdível.

Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 2373-3587
Site: www.tantannb.com.br

13 – Nino Cucina (foto acima)
Ambiente descolado, badalado, mas que conta com um ótimo serviço e serve comida italiana tradicional de excelência, preparada com ótimos produtos a bons preços.

Rua Jerônimo da Veiga, 30 – Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 3368-6863
Site: www.ninocucina.com.br

14 – Da Marino Ristorante
Irmã do meio do Nino Cucina – o que já é uma credencial e tanto! –  o restaurante é especializado em pratos à base de frutos do mar típicos do sul da Itália.

Rua Jerônimo da Veiga, 74 – Itaim Bibi – São Paulo
Telefone: (11) 3368-6863
Instagram: @da.marino

15 – Aizomê
Sob o comando de uma mulher, esse restaurante japonês se mantém fiel às tradições daquele país, mas não se furta a inovar nos pratos, usando até mesmo ingredientes típicos brasileiros, sem, no entanto, ofender os cânones da cozinha nipônica.

Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3251-5157
Instagram: @aizomerestaurante

16 – Mocotó
Um dos pioneiros na valorização dos pratos tradicionais brasileiros, o restaurante serve pratos nordestinos preparados com técnica apurada, deixando-os mais leves, menos gordurosos, mas nem por isso com menos sabor. Ali nasceu o dadinho de tapioca, petisco reproduzido à exaustão nos bares de todo Brasil.

Avenida Nossa do Lorêto, 1100 – Vila Medeiros, São Paulo
Telefone: (11) 2951-3056
Site: www.mocoto.com.br

17 – Esquina Mocotó
É o restaurante mais autoral do chef e proprietário do Mocotó. Espere pratos modernos e criativos, porém com os dois pés fincados no nordeste brasileiro. A tábua de embutidos – todos feitos na casa e carinhosamente apelidada de “porcaria” – é uma ótima pedida para começar os trabalhos.

Avenida Nossa Sra. do Lorêto, 1108 – Vila Medeiros, São Paulo
Telefone: (11)
2949-7049
Site: www.mocoto.com.br

18 – Tanit (foto acima)
Desde as tapas – que vão muito bem com uma dose de vermute – até os pratos principais, esse restaurante espanhol só serve delícias!

Rua Oscar Freire, 145 – Jardins, São Paulo
Telefone: (11) 3062-6385
Site: www.restaurantetanit.com.br

19 – Petí
Localizado nos fundos de uma loja de materiais de desenho e pintura, o restaurante se destaca por um menu degustação criativo e com preço muito acessível. As estrelas dos pratos são os vegetais, muitas vezes apresentados em diferentes versões.

Rua Cotoxó, 110 – Vila Pompeia, São Paulo
Telefone: (11) 3873-0099
Site: www.petirestaurante.com.br 

20 – Tappo
Charmosa e agradável tratoria que serve massas e pratos clássicos italianos. A moela famblada na grappa com uvas verdes, servida de entrada, é surpreendente.

Rua da Consolação, 2967 – Cerqueira César, São Paulo
Telefone: (11) 3063-4864
Site: www.tappo.com.br 

21 – ICI Bistrô
Charmoso e agradável restaurante que serve os clássicos dos bistrôs franceses. Não vá embora sem provar o moules frites (receita belga de mexilhões e batatas fritas) e o pain perdu com pera.

Rua Pará, 36 – Consolação, São Paulo
Telefone: (11) 3259-6896
Site: www.icibistro.com.br

22 – Osteria del Pettirosso
Comida italiana simples preparada com rigor pelo casal de proprietários.

Alameda Lorena, 2155 – Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3062-5338
Site: www.pettirosso.com.br 

23 – Casa do Porco
O nome não nega: a casa só serve pratos que têm como base a carne de porco. E se você acha que isso limita as preparações que saem da cozinha, está muito enganado: de sushi a carbonara, de temaki a tartar, tudo ali é incrivelmente delicioso e feito com o suíno. Ambiente descolado, disputado, animado e acolhedor.

 Rua Araújo, 124 – República, São Paulo
Telefone: (11) 3258-2578
Site: www.acasadoporco.com.br

24 – Dona Onça
Coxinha, buraco-quente, croquete e tantas outras gostosuras da cozinha brasileira que os restaurantes se recusam a colocar no cardápio, o Bar da Dona Onça serve com orgulho e muito bem-feitas. Galinhada, rabada, virado à paulista são outros exemplos que encontramos nesse restaurante localizado no Copan, um prédio do Oscar Niemeyer icônico do centro de São Paulo.

Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200 – 27 e 29 – Centro
Telefone: (11) 3257-2016
Site: www.bardadonaonca.com.br

25 – Hot Pork
Dos mesmos donos da Casa do Porco e do Bar da Dona Onça, a lanchonete só serve cachorro quente. O diferencial está no fato de que as salsichas (de porco e vegana) são feitas na casa, sem aditivos químicos. Além disso, é servida em bom pão, também feito ali, e o sabor é complementado pela mostarda e pelo molho de tucupi preto produzido lá.

Rua Bento Freitas, 454 – Campos Elíseos, São Paulo
Telefone: (11) 3129-8735
Site: @hot.pork

26 –  Tordesilhas
Focado em comida brasileira, o restaurante é resultado de muita pesquisa sobre as tradições culinárias do país. No cardápio, se encontram os pratos mais representativos de cada uma das regiões do Brasil, tudo preparado com muito esmero.

Alameda Tietê, 489 – Cerqueira César, São Paulo
Telefone: (11) 3107-7444
Site: www.tordesilhas.com 

27 – Factório
Trata-se de um restaurante que funciona o dia todo sem interrupções. Apesar de ter cardápio distinto para cada momento do dia e para todos os gostos, é possível tomar café da manhã a qualquer hora. Uma das atrações da casa é a Shakshuka, prato de origem magrebina.

Rua Amauri, 244 – Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 3079-7246
Site: www.factoriosp.com.br

28 – Taberna da Esquina (foto acima)
Descomplicação define este restaurante português, que serve pratos tradicionais do país e não se furta a usar em seus preparos as famosas conservas em lata fabricadas além-mar. As cavalas em conserva servidas com creme de abacate estão lá pra provar que simplicidade também tem seu valor.

Rua Bandeira Paulista, 812 – Itaim Bibi, São Paulo
Telefone: (11) 3167-6489
Site: www.tabernadaesquina.com.br 

29 – Tabuleiro do Acarajé
Um cantinho no centro de São Paulo que serve o prato símbolo da culinária baiana: acarajé. De sobremesa, cocada.

Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 611 – Vila Buarque, São Paulo
Telefone: (11) 95374-6357
Instagram: @tabuleirodoacarajé

30 – Modern Mamma Osteria
A casa apresenta pratos italianos que mesclam tradição e ousadia. O prato mais pedido é o pici com ragu de linguiça e cogumelo porcini, coberto por queijo grana padano ralado em abundância.

Rua Manuel Guedes, 160 – Itaim Bibi, São Paulo
Telefone: (11) 3078-2263
Site: www.momaosteria.com.br

31 – Chef Vivi (foto acima)
A casa é pequena, mas bastante charmosa. A chef – que se formou em Londres e trabalhou na China – valoriza bastante os ingredientes sazonais e frescos. Não espere pratos super elaborados. Eles são simples e gostosos.

Rua Girassol, 833 – Vila Madalena, São Paulo
Telefone: (11) 3031-0079
Site: www.chefvivi.com.br

32 – Martin Fierro
Casa de carnes à moda argentina. Despretensiosa, com ambiente simples, mas cuidado extremo no preparo das carnes.

Rua Aspicuelta, 683 – Vila Madalena, São Paulo
Telefone: (11) 3814-6747
Site: www.martinfierro.com.br

33 – Tenda do Nilo
Sempre lotado, o pequeno restaurante serve pratos autênticos da culinária árabe.

Rua Coronel Oscar Porto, 638 – Paraíso, São Paulo
Telefone: (11) 3885-0460

FOODIES
34 – Mercado Municipal de Pinheiros
Antes abandonado, o Mercado de Pinheiros passou por uma revalorização há alguns anos. Embora ainda tenha suas bancas de frutas, seu açougue, peixaria e etc, o local agora abriga excelentes locais para comer, como a Napole Centrale (pizzaria), Comedoria Gonzales (comida boliviana), C6 (hamburgueria), além de uma pequena filial do Mocotó.

Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3518-9096
Site: www.mercadomunicipaldepinheiros.com

35 – Saint Marie Gastronomia (foto acima)
O pequeno empório e rotisseria é famoso pelos pratos árabes servidos ali. Os quibes e as esfirras de diferentes recheios são muito bem preparadas à moda árabe. O prato mais celebre é o quibe montado, uma torre de quibe cru e assado, entremeada de coalhada seca e coberta de cebola frita.

Rua Dom João Batista Costa, 70 – Jardim Taboao, São Paulo
Telefone: (11) 3501-7552

36 – Eataly
O grande empório que nasceu na Itália, com uma disputada filial nova-iorquina, também tem um representante em São Paulo. Em seus três andares, é possível encontrar produtos italianos de altíssima qualidade, vinhos, e restaurantes que focam na comida do país da bota divididos por especialidades: massa, peixes, carne, padaria.

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek 1489 – Itaim Bibi
Telefone: (11) 3279-3300
Site: www.eataly.com.br

DRINKS
37 – Frank Bar (foto acima)
Localizada no saguão de um dos hotéis mais icônicos, o Maksoud Plaza, o bar, que vive lotado, prepara drinks autorais. Tudo embalado com jazz ao vivo à noite.

Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11)
3145-8000
Site: www.maksoud.com.br/frank-bar.html

38 – Guarita
O nome vem de uma guarita abandonada que fica na calçada do movimentado bar, que, além dos excelentes drinks, é famoso pelos petiscos, sandubas e pizzas.

Rua Simão Álvares, 952 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3360-3651
Site: www.guaritabar.com.br

39 – Seen
No alto do hotel Tívoli, com uma vista privilegiada de São Paulo, o bar/restaurante serve bons drinks e comidinhas para compartilhar em um ambiente propício para ver e ser visto.

Alameda Santos, 1437 – Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3146-5923
Site: www.seensp.com

40 – Jiquitaia Bar
Drinks autorais à base de boas cachaça e ingredientes brasileiros, acompanhados de deliciosas comidinhas. Prove o drink Si hay coentro soy contra e, para comer, peça a alheira.

Rua Antônio Carlos 268 – Consolação, São Paulo
Telefone: (11) 3262-2366
Site: www.jiquitaia.com.br

41- Fel
Pequeno, esse bar recém-aberto no centro de São Paulo comporta 13 pessoas no balcão e outras 12 em pé e se notabiliza por servir drinks clássicos esquecidos, mas com uma pegada mais moderna. Não serve vinhos, nem cervejas, e para comer tem apenas queijo e tostada com aliche.

Av. Ipiranga, 200 – Térreo, 69 – República, São Paulo
Telefone: (11) 3237-2215
Facebook: www.facebook.com/fel.cocktails

UNDERGROUND
42 – Capivara Bar (foto acima)
Em certa medida, o Capivara é o anti-restaurante. Abre de segunda a quinta apenas à noite. Tem porções contadas dos três pratos servidos por dia, os quais mudam diariamente. Os produtos são sempre não convencionais: língua, olhuda (peixe), tripa, olho de boi (outro peixe), e as hortaliças, quase sempre, são PANCS (plantas alimentícias não convencionais). O ambiente é austero, um antigo galpão na Barra Funda mobiliado com mesas coletivas e uma cozinha simples ao fundo. Um lugar sem frescuras, a não ser pela carta de vinhos, composta exclusivamente de vinhos naturais. E ainda assim vive lotado, com fila na porta. O motivo é a boa comida, preparada sempre com técnica precisa.

Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 157 – Barra Funda, São Paulo
Instagram: @capivarabar

43 – Conceição Discos
Os clientes se servem das bebidas e cuidam da vitrola. O restaurante se encarrega da comida, que varia entre arrozes (que, a cada dia, se alterna entre baião de dois, arroz de pato, arroz de polvo, dentre outros), pão de queijo recheado com pernil e ovo frito, bolos, pudins e o indulgente brigadeiro de colher com nibs de cacau.

Rua Imaculada Conceição, 151 – Vila Buarque, São Paulo
Telefone: (11) 3477-4642
Instagram: @conceicaodiscos

44 – Underdog
Rock clássico na caixa de som e excelentes carnes servidas sempre no ponto adequado, sem concessões. Embutidos, legumes e frutos do mar também são muito bem manejados na brasa.

Rua João Moura, 541 – Pinheiros, São Paulo
Instagram: @underdogbar

VINHOS – WINE
45 – Sede 261 (foto acima) 
Na garagem de um edifício surgiu o Sede 261, diminuto e descontraído bar de vinhos. Não espere encontrar vinhos convencionais por ali. A cada semana, as proprietárias concebem um passeio diferente pelo universo desse fermentado à base de uva: comparam rótulos de pinot noir produzidos em diferentes partes do mundo, por exemplo. Ou oferecem vinhos chilenos “fora da caixa”. E sempre apresentam garrafas diferentes trazidas de viagens. A não ser por uma tábua de frios e pelas ostras de sábado, não há nada pra comer ali. Mas trazer sua própria comida não é só possível, como é estimulado.

Rua Benjamim Egas, 261 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3819-0618
Instagram: @sede261

46 – Jardim dos Vinhos Vivos
No quintal que fica nos fundos de uma loja de sapatos na Vila Madalena se abre esse jardim, um verdadeiro refúgio, onde as estrelas são os vinhos naturais.

Rua Harmonia, 239 – Vila Madalena, São Paulo
Telefone: (11) 99133-4000
Instagram: @jardimdosvinhos

47 – Enoteca Saint Vin Saint
A casa foi a pioneira em trabalhar apenas com vinhos naturais. Antes apenas loja, hoje é um restaurante que segue a filosofia natureba e serve apenas produtos orgânicos, com máximo de aproveitamento e mínimo de desperdício. A maioria dos produtos – hortaliças, vegetais e o leite de cabra – são produzidos na chácara onde moram os proprietários. O brunch de sábado é uma ótima oportunidade para conhecer o local.

Rua Prof. Atílio Innocenti, 811 – Vila Nova Conceição, São Paulo
Telefone: (11) 3846-0384
Site: www.saintvinsaint.com 

DOCES E SORVETES – DESSERTS AND ICE CREAM

48 – Sorveteria do Cento (foto acima)
Dos mesmos donos da Casa do Porco e do Bar da Dona Onça, a sorveteria se vale de uma máquina de sorvete do estilo Soft para suas preparações. Os sabores são sazonais e incomuns, tais como jabuticaba, milho verde, bacon, chá verde… Mas os mais tradicionais também têm vez, como o de brigadeiro (feito com chocolate amargo, no entanto).

Rua Epitácio Pessoa, 94 – República, São Paulo
Telefone: (11) 3129-8735

49 – Confeitaria Marilia Zylbersztajn
Considerada uma das melhores doçarias de São Paulo, a pequena casa serve bolos equilibrados no açúcar, montados sem os exageros decorativos que estamos acostumados a ver por aí. Os destaques são o bolo Romeu e Julieta e o bolo de chocolate sem farinha.

Rua Fradique Coutinho, 942 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 4301-6003
Site: www.mariliaconfeitaria.com.br

50 – Frida e Mina
Em Pinheiros, essa sorveteria faz sorvetes artesanais, produzidos do zero, usando apenas ingredientes frescos e naturais. Até o cone de biscoito é feito ali, à vista do cliente.

Rua Artur de Azevedo, 1147 – Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 2579-1444
Site: www.fridaemina.com.br

51 – Casa Mathilde
Localizada no centro, essa confeitaria é especializada na doçaria tradicional portuguesa. Espere encontrar doces conventuais muito bem feitos e, claro, o famoso pastéis de nata. Dizem por aí serem os melhores de São Paulo.

Praça Antônio Prado, 76 – Centro, São Paulo
Telefone: (11) 3106-9605
Site: www.casamathilde.com.br

52 – Carola Crema
A confeiteira tem na sua loja todo e qualquer tipo de doce, desde os famosos brigadeiros de colher até os bolos molhadinhos de coco e chocolate. A casa também faz entregas em São Paulo.

Rua da Consolação, 3161 – Jardins, São Paulo
Telefone: (11) 2339-4484
Site: www.carolecrema.com.br

 

Editor Chefe

Jornalista, biólogo, cozinheiro amador. Criador do Gastronomix em 2009. É autor do projeto kitchen11, em que – juntamente com Daniel Bitar – recebem convidados para jantares em seu apartamento.

2 Comentários

  1. Adorei essa lista!!! Vou tentar conhecer todos!!!
    :)

  2. […] Confira os 52 locais indicados pelo jornalista. […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.