Festival gastronômico de Tiradentes começa dia 28/8

Festival Tiradentes/ Reproduçao YouTube

O período entre 24 de agosto e 2 de setembro próximos é ótimo para quem planeja passear pelas cidades históricas mineiras. Entre esses dias acontece a 21ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que este ano é especial, pois comemora os 300 anos da cidade.

Organizado pelo pessoal da Plataforma Fartura (o mesmo que realiza o Fartura Brasil em diversas cidades do país), o evento reúne chefs mineiros e de outros estados, que servem suas comidas em quiosques nas praças e em suntuosos festins — que não aconteciam desde a edição de 2015.

Os festins são jantares de quatro tempos, harmonizados, realizados na Pousada Escola Senac, por duplas de chefs. As deste ano são: Léo Gonçalves (O Mar Menino, Fortaleza) e Ronie Peterson; Luís Espadana (Tasca da Esquina, São Paulo) e Léo Paixão (Glouton, BH) e Flávio Trombino (Xapuri, BH) e Saulo Jennings (de Alter do Chão) e Ivo Faria (Vecchio Sogno, BH) e um convidado.

Na Praça Campo das Vertentes e na Praça da Rodoviária, vários restaurantes mineiros montam por lá seus estandes. Na Pousada Escola Senac, além dos festins, acontecem aulas, como a que será dada por Eduardo Girão sobre os queijos da região do Campo dos Vertentes.

Feira de produtos, espaço interativo e tours gastronômicos também integram a programação, que é bem ampla e diversa. Os dias, horários e preços de todas as atividades do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes você pode conferir no site do Fartura Brasil.

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.