Dois irmãos e a missão de rejuvenescer a Stadt

stadt

A Stadt Bier virou Stadt Cervejaria. E a mudança de nome não é só um detalhe. A marca que começou como um brew pub no Setor Gráfico, em 2004, passa por sérias transformações desde que foi assumida pelos irmãos Marc e Yann Cunha, em 2015.

Bem antes de começar a onda das cervejas artesanais, a Stadt criou público fiel, servindo chope próprio e promovendo shows de rock. O consumo era tanto que, em 2009, os proprietários transferiram a produção para uma fábrica em Luziânia.

No auge da casa do Setor Gráfico, Marc e Yann tinham outras ocupações. O mais velho estudava administração e chegou a trabalhar numa empresa de tecnologia da informação. O mais novo era corredor de kart profissional.
Eles entraram na história quando se associaram ao empreendimento na parte de fabricação. Em 2015, tornaram-se únicos donos do negócio e deram início ao movimento para adequar a Stadt à realidade do mercado, a partir do boom das artesanais, em 2013.

“Percebemos que o público do antigo Stadt Bier era o mesmo de quando abriu. Os jovens não conheciam. E tinha aquele brasão medieval, a palavra ‘bier’, que era uma referência alemã…”

MARC CUNHA

O “stadt”, que em alemão quer dizer “cidade”, foi mantido. “Escolhemos Stadt Cervejaria para deixar claro que não somos só um pub, mas um fabricante de cervejas”, conta Marc. E o conceito de cidade passou a ser associado a Brasília.
Com isso, cinco dos seis chopes produzidos pela marca ganharam nomes que fazem alusão à capital: Capital (pilsen), Brasília (larger), Monumental (IPA), JK (weiss) e Ipê Roxo (“chope de vinho”) — o sexto é o Delirius (belgian strong ale).

“Também aprimoramos receitas, buscando adaptá-las ao gosto brasiliense e considerando fatores como o clima. a nossa ipa, por exemplo, não é tão amarga quanto a ipa fabricada no sul do país”

YANN CUNHA

Os irmãos e sócios inauguraram uma nova e moderníssima fábrica em Luziânia. O endereço onde a história começou foi fechado, dando lugar a um bar mais moderno, o Stadt Bar & Music, também no Setor Gráfico.

Atualmente, os chopes da Stadt são distribuídos em mais de 30 pontos do Distrito Federal (bares, restaurantes e barbearias, entre outros). Em breve, a marca aparecerá nas prateleiras em garrafa, com rótulos de traços minimalistas associados a Brasília.

A ambição de Marc e Yann é fazer da Stadt a cerveja oficial da cidade. Para isso, além do pioneirismo, eles contam com a possibilidade de oferecer preços mais acessíveis. “Com isso, queremos ser uma porta de entrada para o consumo de cervejas artesanais”, anunciam.

Delivery Stadt Cervejaria
Telefone: (61) 3022-0161

Segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 8h às 16h. 

Stadt Bar & Music
Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 3, Bloco G
Telefone: (61) 3551-5559
Funcionamento: Terça a quinta, das 17h à 0h; sexta e sábado, das 20h às 2h30.
Site: http://stadtcervejaria.com.br/ 

 

Jornalista

Jornalista paraibano radicado em Brasília. Há 30 anos, trabalha com jornalismo cultural e, mais recentemente, com os assuntos de gastronomia. Passou pelas redações do Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal da Paraíba, Veja Brasília e site Metrópoles. É autor do livro O Fole Roncou, finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Atualmente, também é editor do Boníssimo (link para bonissimo.blog), blog que aborda assuntos de cultura, diversão e ações positivas. Está no Gastronomix desde sua criação em 2009.

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