Couscous marroquino de camarão e legumes

couscous

Existem muitas versões do couscous marroquino. Resolvi  fazer a minha para servir como refeição principal no Kitchen 11. Nesta receita, ao invés de água, resolvi  fazer um caldo de camarão para acentuar o sabor do couscous. Confesso: ficou mais gostoso do que outros que já fiz apenas com água.

Essa receita é supercoringa, pois serve para prato principal – caso você acrescente número maior de ingredientes – ou para acompanhamento de alguma carne, usualmente, cordeiro. Prático e rápido de fazer, o cuscuz demora cerca de 30 a 40 minutos. Caso tenha de fazer o caldo de camarão na hora, leva um pouquinho a mais de tempo. Mas vale a pena, viu!

Couscous marroquino de camarão e legumes (4 pessoas)

Ingredientes:

Para o caldo de camarão
– 1,5l de água
– 500g de cascas de camarão
– 2 cenouras cortadas em rodelas largas
– 1 talo de salsão
– 1 ramo de alecrim
– 1 cebola média cortada em meia lua
– Azeite, sal, pimenta a gosto

Para o couscous
– 1 1/2 xícaras de cuscuz marroquino
– 1 3/4 xícaras de caldo de camarão
– 20 camarões médios
– 1 cebola roxa, picada
– 1 pimenta dedo de moça com sementes cortadas em rodelinhas
– 1 pedaço de gengibre cortado em finas fatias
– 6 damascos cortados em tiras
– 1/2 cenoura cortada em finas fatias
– 1/2 abobrinha cortada em finas fatias
– 1 limão tahiti
– 3 colheres de sopa de coentro picado bem fininho
– 4 talos de cebolinha picados bem fininhos
– Nozes e amêndoas picadas a gosto
– Passas escuras e claras a gosto
– Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparo:

O caldo
– Em uma panela quente, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Acrescente uma pitada de sal e pimenta do reino. Depois, coloque a cenoura, o salsão, o alecrim. Mexa os ingredientes por 3 minutos antes de colocar as cascas de camarão (que você pode pedir na peixaria mais próximas, pois ele jogam fora as cascas) e a água fervendo.

– Deixe o caldo apurar. Tempere com sal e pimenta. E depois de cerca de 15 a 20 minutos, coe o caldo. Uma dica: quando fizer caldo, faça bastante e depois congele em saquinhos ou em recipientes e coloque no freezer. Assim, você terá um belo caldo para fazer novos couscous, risotos e sopas.

O couscous
– Coloque o couscous numa tigela e junte o caldo de camarão fervendo. Reserve por 15 minutos, porque ele vai inchar.

– Em um recipiente, tempere os camarões com limão, gengibre, pimenta dedo de moça. Mexa e deixe reservado por 10 minutos. Passado o tempo, aqueça uma frigideira com um pouco de azeite. E apenas quando tiver quente você colocará sal na marinada. Assim, eles manterão a maciez. Passe-os na frigideira por cerca de 1 minuto e meio de cada lado até que fiquem rosados. Reserve-os.

– Em outra frigideira, aqueça um pouco de azeite e salteie a cebola. Na sequência, coloque a cenoura, refogue por 2 minutos e, depois, a abobrinha – repetindo o processo. Tempere com sal e pimenta do reino.

– Após os 15 minutos em que o couscous inchou, passe um garfo para soltá-lo. Em seguida, acrescente os vegetais refogados, os camarões, o gengibre, a pimenta dedo de moça cortadinha, as nozes e amêndoas, os damascos, o coentro e a cebolinha. Mexa com cuidado.

– Tempere depois com sal, limão, pimenta do reino e, na hora de servir, dê uma regada de azeite. Sirva em potinhos e bom apetite! Ahhh…um bom tinto encorpado, como um Malbec, pode levantar ainda mais o sabor. Experiente…

 

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.