Receita com chá: cheesecake de matchá

matchá

Uma das melhores coisas da vida é ter amigos. São eles que testemunham nossos erros e acertos, nos ajudam a escrever capítulos no livro da vida, riem com e da gente, nos consolam quando precisamos. Para quem, como eu, vive longe da família, ter amigos por perto é ter anjos da guarda, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da vida.

E os meus amigos são os melhores, únicos, lindos e multitalentosos, cada um ao seu modo, desculpaê! Colocam amor em tudo o que fazem e cada encontro se torna inesquecível.

Dias desses, fui rever grandes amigos que “deixei” na Bahia. A gente não se vê constantemente, mas nem parece; nos falamos todos os dias por whatsapp, instagram e facebook. Continuamos a saber do que cada um gosta, do que mudou, das novidades diárias. O amor continua ali, amarrando as nossas saudades.

E para adoçar ainda mais um desses encontros, teve tortinha de afeto. Minha amiga-irmã querida, doida de pedra e agora confeiteira amadora de mão cheia, preparou um cheesecake de matchá delicioso. Postei no instagram @chazeira e, imediatamente, começaram a chegar mensagens desesperadas pela receita. Como os meus amigos são os melhores, tcharaaaaaaan, tá aqui o caminho das pedras, de mão beijada, para você!

screenshot_20180718-205934_whatsapp-1.jpg

Cheesecake de matchá, por Elenir Gomes

Ingredientes:

Para a base
– Forma de fundo removível (24cm)
– 1 pacote de bolacha tipo maisena
– 100g de manteiga sem sal

Para o creme
– 500g cream cheese
– 1 caixa de creme de leite
– 1 caixa de leite condensado
– 6 colheres de chá de matchá
– 1 xícara de chá de água quente
– 1 sachê de 12g + metade de outro sachê (6g) de gelatina incolor (18g de gelatina no total).

Modo de fazer:

Primeiramente, para a base
– Triture as bolachas no liquidificador; após, misture à manteiga derretida, até formar uma pasta
– Forre a forma com a pasta e leve ao congelador por 15 minutos, tudo antes de colocar o creme. Reserve.

Para o creme
– Dissolva o matchá na água quente; reserve
– Hidrate a gelatina com duas colheres de água e coloque no micro-ondas por 10 segundos; reserve
– Bata no liquidificador todos ingredientes, colocando o matchá dissolvido e a gelatina hidratada por último, quando os demais ingredientes já estiverem bem misturados. Misture, até a cor verde ficar bem uniforme. Despeje o creme sobre a forma com a base que endureceu e deixe na geladeira por umas 4h.

Screenshot_20180718-205136_Instagram

Esse cheesecake fica bem refrescante e o sabor do matchá suave, mas presente. Você pode decorar com frutas picadas, morango, kiwi e mirtilos funcionam muito bem com matchá! Também é possível polvilhar um pouco do matchá ou raspas de chocolate branco sobre a torta, depois de gelada, para dar aquele toque especial.

Me conta se fizer? Me chama se puder? Vou adorar dividir não só a receita e meus amigos com você, mas também esses momentos mágicos. Ah, e se fizer a receitinha, marque a gente, @chazeira e @portalgastronomix. Adoramos acompanhar as experiências culinárias alheias! 🙂

Um beijo e até a próxima quinta. Que o final de semana tenha gostinho de matchá!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

3 Comentários

  1. Tive o privilégio de provar essa torta!!

    Uma deliciaaaa…. Vale a pena experimentar!!


    • Mais gostoso ainda é comer esse cheesecake com vcs, matando saudade! Opa, já tô com saudade de novo! Vem logo pra cá!

  2. Seus textos sempre encantadores e a torta, hummmm! Já quero fazer!! 😋😋😋

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.