Café Gaúcho: o templo do chope em pé desde 1935

cafe-gaucho

Os cariocas somos um povo de hábitos peculiares que só aqui vicejam. Mate com biscoito Globo é definitivamente um deles. Outro é o tradicional chope em pé, um clássico da cidade. Para quem está na dúvida sobre ao que me refiro, trata-se do saudabilíssimo costume de se beber em pé, com a barriga cuidadosamente aninhada no balcão do estabelecimento comercial-etílico de sua preferência. Correntes mais modernas já admitem inclusive a utilização dessas mesas altas de bar, cujo objetivo é permitir que os bebedores também possam ocupar áreas adjacentes ao referido balcão sem precisar se sentar.

Tal hábito é tão arraigado na mui leal cidade do Rio de Janeiro que chegou a chamar a atenção de um amigo australiano na sua primeira visita à nossa terra. Como todos sabemos, os australianos são grandes tomadores de cerveja, mas, mesmo para ele, era difícil de entender como era possível ver gente encostada nos balcões dos mais diversos botequins cariocas, às 9 da matina de uma segunda-feira, já bebendo a sua gelada.

Um templo do chope em pé que muito aprecio é o Café Gaúcho, uma instituição do Centro do Rio desde 1935. Ali não há frescura, nem cadeiras. E toma-se, com certeza, um bom chope, servido por garçons que entendem do métier.

O cardápio é forte em sanduíches de pão fresquíssimo e crocante, beliscos variados (incluindo linguicinha aperitivo e empadas) e sopas diversas. Recomendo fortemente os sanduíches de pernil, carne assada e tender com queijo (este quase uma obsessão pessoal). O de linguiça com abundante molho também é um clássico da casa.

Faço questão, prezado leitor, de fazer uma menção especial ao quesito sopas. Os caldos da casa variam diariamente e não são, definitivamente, para fracos. Há de ervilha, feijão branco ou preto, e dobradinha, entre outros. Às sextas, a pedida do dia é um encorpado caldo de mocotó, faça calor ou frio.

AVALIAÇÃO
Comida: 7/10
Ambiente: 7/10
Serviço: 8/10
Carta de vinhos: Nunca nem perguntei se existe. Peça chope ou as também famosas batidas da casa.
Preços: Acessíveis

CAFÉ GAÚCHO
Rua São José, 86 – Centro
Telefone: (21) 2533-9285

Dica extra: Apesar da pinta boêmia, o Café Gaúcho faz jus ao nome e é boa opção para aquele café da manhã apressado. O pão na chapa da casa é pedida interessante, e o café é servido à moda antiga, naqueles velhos bules de metal. Vejam essa matéria (em inglês) sobre o café do Gaúcho no programa Street Food Around The World.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.