Bogotá está cada vez mais surpreendente

POSTIT_POST2_FOTO1

A capital da Colômbia está demais. Pela segunda vez na cidade, tive a sensação de que Bogotá está cada vez mais surpreendente, com um mix de atrações para usufruir que vão muito além dos interessantes museus (os principais são Oro e do Botero) e do tradicional passeio pelo centro histórico.

O número de restaurantes, bares e bistrôs nas Zonas T e G de Bogotá aumentou. Eles se modernizaram tanto no ambiente quanto no menu, servindo uma cozinha agradável a preços pagáveis. A preocupação da cidade com o urbanismo é gritante. Avenidas e calçadas bem conservadas .

Para quem gosta de arquitetura, os prédios de tijolinhos são um capítulo à parte, com destaque para o mestre colombiano Rogélio Salmona, cujas principais obras são Torres Del Parque, Biblioteca Virgilio Barco, Archivo General de La Nación, Centro Cultural Gabriel García Márquez, Universidade Nacional de Colômbia (Edifício de Pós Graduação). Vale super a visita.

HOSPEDAGEM

Hotel 84 DC
Localizado em bairro nobre (La Cabrera), as acomodações são simples, mas bem confortáveis. É possível se deslocar a pé para uma área comercial onde há dois shoppings – Centro Comercial Andino e Centro Comercial el Retiro – e vários restaurantes. A proximidade ao shopping facilita trocar seu dinheiro pela moeda local, pois, no Andino, tem um banco no terceiro piso.

Calle 84 #967
Telefone: +57 1 487 0909

Click Clack
Hotel boutique com decoração bem moderna e criativa. Fica localizado perto do Parque de la 93. Há um restaurante de comida contemporânea chamado 100g e um bar, o Apache.

Carrera. 11 #93-77
Telefone: +57 1 43 0404

 RESTAURANTES

Harry Sasson
Tem a marca do chef que mexeu com a gastronomia da capital – Harry Sasson. Autoral e especializada em assar os ingredientes na lenha, a casa tem cardápio bem elaborado com ingredientes frescos e preparo cuidadoso. Não à toa está na lista dos 50 melhores da América Latina segundo a revista Restaurant.

Carrera 9 #75-70
Telefone:+57 1 347 7155 

Harry’s
É uma versão mais descolada do Harry Sasson. A boa comida é um padrão da casa. O clima é menos formal, bom para ver e ser visto, além de ser o espaço ideal e descontraído para um bom vinho ou drinks.

Calle 70 # 5-57
Zona G y Quinta Camacho
Telefone:+57 1 321 3940

Gordo Brooklyn Bar
Localizado na Zona G (área mais gastronômica da capital), o aconchegante bar serve ótimos drinks e comidinhas, sempre com ótima música. Não deixe de tomar os drinks com aperol, e, para acompanhar, as alcachofras com aioli. O chef Daniel Castaño focou o cardápio em hambúrgueres, sanduíches e, é claro, batatas fritas. Imperdível!

Carrera 4a #66-84
Telefone:+57 1 3145517

Tábula
A casa aposta na cozinha colombiana com uma pegada mais moderna. Usa-se muito o fogo direto para assar carnes e vegetais. O espírito é pedir pratos para compartilhar. Eles são deliciosos – dos salgados até as sobremesas. A decoração do restaurante é rústica, porém elegante, com pé direito alto, mesas de madeira e parede com jardim vertical.

Calle 29 Bis # 5 – 90
Telefone: +57 1 2 87 72 28

Donostia
Dos mesmos donos do Tábula, este restaurante tem uma cozinha de mercado com produtos frescos. Ou seja, muitas comidinhas e vinhos para embalar um almoço ou jantar bem à moda espanhola. A cada três meses, o chef Alejando Guitiérrez muda o cardápio devido à sazonalidade dos ingredientes.

Calle 29 Bis # 5 – 84
Telefone: +57 1 2 87 39 43

El Bandido Bistrô
Localizado numa rua de antiquários chiques, este espaço é muito charmoso e, desde 2011, vem conquistando o público de Bogotá com sua cozinha de influência francesa. Mesas e cadeiras com aspecto vintage harmonizam perfeitamente com o clima jazzy do bistrô. O ambiente é agradabilíssimo e conta com um balcão para acomodar aqueles que não conseguiram uma mesa.

Calle 79b #7-12,
Telefone: + 57 1 2125709

Leo Cocina Y Cava
Cozinha mais de vanguarda da chef Leonor Espinoza tem como inspiração os produtos colombianos. A eles são aplicadas técnicas de alta gastronomia para produzir iguarias como o atum com formigas, o que levou o restaurante a ficar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina, segundo a revista Restaurant. Há também um menu degustação clássico e outro de temporada. Vale a pena fazer reserva, pois o restaurante é bem concorrido.

Calle 27B #6-75
Telefone: + 57 1 2838659

Advogado

Advogado e leitor voraz de livros, revistas, sites e blogs brasileiros e estrangeiros. Meticuloso, realiza muitas pesquisas e monta roteiros para comer, beber, tomar um drink antes de qualquer viagem. Atua também no projeto kitchen11, em Brasília.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.