8 dicas para preparar um ótimo café

dicas

Preparamos ótimas dicas para preparar um bom café. Não há segredos, mas algumas regras básicas precisam ser seguidas para você curtir o seu momento com qualidade. Confira:

1. Prepare somente a quantidade de bebida que será consumida (imediatamente).

2. Se seu método for com coador de pano, certifique-se que o mesmo esteja lavado e limpo. Utilizando para isso a água apenas, sem o uso de sabão ou detergentes.

3. A água utilizada para o preparo de seu café deve ser preferencialmente filtrada ou água mineral.

4. O tempo de contato entre água e café deve ser entre 4 a 6 minutos, dependendo do método preferencial utilizado. Evite passar desse tempo, ou do ponto de ebulição da água, pois a água irá evaporar e a quantidade prevista para o preparo será menor.

5. Não adivinhe a medida, meça corretamente. Sugestão: utilize 100 gramas de café em pó (a moagem dependerá do método que você utilizará, podendo ser fino, médio ou grosso). Essa medida dá aproximadamente 6 colheres de sopa para 1 litro de água. Eu, por exemplo, prefiro o meu com 3 colheres para 1 xícara (240ml) de água. Gosto dele mais forte! 😉

Obs.: Porém, vai de acordo com o paladar, se a bebida estiver mais suave, aumente a quantidade de pó de café. Se ela ficar mais amarga, diminua o tempo de contato da água com o café, diminuindo a quantidade de pó.

6.A temperatura da água deve estar entre 90ºC e 100ºC (sem ferver, hein! Não deixar borbulhar e perder na quantidade).

7. Café usado, borra (confira alguns destinos para a borra de café aqui), ou o que sobrar na sua cafeteira elétrica ou recipiente onde foi coado com coador de pano ou qualquer outro método, jogue-o fora imediatamente. Nunca o reutilize, sequer misturando-o a um novo café fresco. Café reutilizado é o pior inimigo do sabor e da sua saúde.

8. As garrafas térmicas que forem utilizadas para armazenar seu café fresco, devem ser limpas com água corrente, e devem ser de uso exclusivo para o cafezinho. Se tiverem muito tempo de uso, verifique o estado de limpeza do refratário.

Prontinho! Acredito que com essas dicas básicas e rápidas, você conseguirá preparar seu cafezinho do dia usando qualquer método de sua preferência!

Bons cafés a todos!!!

 

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.