6 fatos curiosos e instigantes sobre o café

steaming coffee cup on table

Que o café é considerado uma das bebidas mais consumidas diariamente pelos brasileiros e pelo mundo todo você provavelmente já sabia! Agora, qual a classificação dele em relação às outras bebidas, ou qual país consome mais e qual produz mais café… Huum, isso certamente pode ter passado despercebido!

Vários estudos científicos sobre uma das bebidas mais produzidas e consumidas do mundo já foram feitos e comprovam os efeitos e benefícios do café no organismo. Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, algumas descobertas menos famosas podem servir para explicar por que tantas pessoas gostam — ou são quase viciadas — na bebida cafeinada.

O corpo humano produz um hormônio chamado cortisol, que promove a sensação de alerta. O cortisol é liberado de acordo com o período do dia e costuma atingir seu nível máximo assim que saímos da cama. Em outras palavras, tomar café logo após acordar é um desperdício de cafeína: o ideal é esperar algum tempo. Se você se levanta às 8h, tome café a partir das 9h30. No período da tarde, o ideal é tomar uma xícara entre 13h30 e 17h, quando o hormônio reduz sua quantidade no organismo.

O composto químico da cafeína é parecido com um neurotransmissor do sono

Durante o dia, seu cérebro produz níveis naturais de adenosina, que regula a função cerebral. A cafeína “imita” esses receptores, com a mesma função de controlar a intensidade do seu sono. Por acaso, o composto químico dos dois é bastante similar.

Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças

Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2depressão em mulheres e Parkinson.

Trouxemos aqui seis curiosidades em forma de um infográfico (compartilhável), mostrando algumas estatísticas globais e fatos bem interessantes. Números que podem, inclusive, ser úteis. Por isso, anote e deixe registrados em sua agenda ou notebook (como o Item 6, por exemplo)! Confiram!

Não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.

Grão do Dia – um pouco de café, um pouco de cor
@graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com 

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.