5 drinks com Limoncello

DRINKME_POST2_FOTO0

Adoro Limoncello, licor à base de limão siciliano. Como tenho sangue italiano nas veias, aprendi a fazer bebida de maneira caseira. Aproveitando a postagem de um amigo que também é um amante desse produto e de outras pesquisas que já tinha em meu acervo, reuni aqui cinco bons drinques que utilizam esse licor na receita.

Então, vamos a elas, lembrando que um bom Limoncello pode também ser bebido puro, bem gelado e como um digestivo ao final das refeições.

1 ) Buonasola
– 60ml Grey Goose L’Orange
– 40ml licor Limoncello
– 40ml Campari
– 30ml Simple Syrup (1 parte de açúcar diluído em 1 parte de água)
– 180ml suco de laranja

Encha uma coqueteleira com gelo e os ingredientes. Chacoalhe bem e sirva em um copo longo com pedras de gelo. Decore com uma rodela de laranja e sirva com canudo.

2 ) Lemon drop
– 30ml vodca
– 10ml cointreau ou triple sec curaçau
– 10ml suco de limão siciliano
– 10ml de licor Limoncello
– Crosta de açúcar com raspas de limão siciliano na borda do copo.

Preparar na coqueteleira com gelo e servir coado em copo shot.

3 ) Corleone
– 75 mil de Gin
– 15ml licor Limoncello
– 30ml licor Cointreau
–  ½ limão siciliano
– ¼ limão tahiti

Preparar na coqueteleira com gelo e servir em taça martini pré-preparada com crosta de açúcar e gengibre. Se desejar, decorar com um twist de limão siciliano.

(*) Para a crosta, misture 1 colher (café) de gengibre em pó com 2 colheres (café) de açúcar, despeje em um prato de sobremesa; umedeça a borda da taça martini com uma fatia de limão e pressione a taça no pires.

4 ) Limoncello Rosemary
– 60ml de vodka
– 20ml de limão siciliano
– 30ml de licor Limoncello
– 3 ramos de alecrim (decor)

Em uma coqueteleira com gelo, adicionar todos os ingredientes e bater bem. Servir coado em copo baixo com três pedras de gelo e finalizar com dois ramos de alecrim

5 ) Limoncello soda (sem álcool)
– 2 colheres de sopa de xarope de limão (ver abaixo)
– 1 lata de club soda
– 2 limões sicilianos

Para o xarope de limão:
– 2 limões sicilianos
– 1 xícara de água

Como preparar o xarope:
Coloque uma xícara de açúcar para caramelizar (em fogo baixo). Quando estiver da cor de caramelo, lave muito bem 2 limões e corte-os em quatro partes (com a casca). Coloque o limão na calda e vá apertando com uma colher de pau para soltar o suco. Quando já estiver com bastante calda de limão, aumente o fogo, ponha uma xícara de água e deixe ferver. Depois que levantar fervura, abaixe o fogo por 3 minutos e desligue. Deixe esfriar na panela. (Pode guardar em qualquer recipiente, desde que seja de louça ou vidro).

Como preparar o Limoncello soda
Encha um copo highball com gelo. Despeje as duas colheres de sopa de xarope de limão sobre o gelo, e complete com club soda. Adicione um pouco de suco de limão e sirva.

Créditos da produção, Foto: Luciana Fiaux
Agradecimento: site meudrink.com.br

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.