5 cafés para você se deliciar em Amsterdam – parte 1

GRAODODIA_POST2_FOTO0

Você sabia que holandês adora um café e que a Holanda é um país coffee-friendly?! Isso aí! Amsterdam, capital da Holanda, de nome derivado de Amstelredamme (represa do Rio Amstel), é um destino incrível para os viajantes.

Os atrativos vão desde a culinária à vida noturna, além de muita história e cultura. E, claro, um roteiro perfeito para quem procura conhecer e degustar excelentes cafés. Tem um em cada esquina, é sensacional para uma maratona cafeeira.

Os cafés das koffie haus são próprios, mas principalmente importados de diversas partes do mundo, inclusive do nosso Brasilzão. Isso mesmo! Lá você encontra cafeterias em ambientes marcados pelo charme em arquiteturas rústicas ou modernas, mas sempre aconchegantes. Lindas! Impossível não querer entrar para tomar um latte, um flat white ou um espresso que seja! =)

Confira 5 cafeterias incríveis em Amsterdam, onde se pode apreciar excelentes cafés preparados por profissionais em diferentes métodos, técnicas, dentro de ambientes encantadores.

1.PELICAN ROUGE
Foi andando pela rua Westerstraat, conhecida pelo Mercado Westerstraat e pelo Pianola Museum, que encontramos o Pelican Rouge Amsterdam. O charme do lugar nos atraiu logo de cara. Rústico, aconchegante e super superconvidativo!

No ambiente interno da cafeteria, tem um balcão de madeira bem rústico, com bancos individuais para tomar seu café apreciando a rua através de uma enorme janela de vidro. Na área externa, há opções de banquinhos e uma pequena bancada. Pode levar também seu notebook, pois o local conta com wi-fi livre. Aliás, todas os cafés que conhecemos em AMS contam com internet grátis.

O atendimento foi bastante simpático! E na lojinha interna, diversas opções em grãos, canecas, Chemex, Bialettis e minimáquinas de espresso. Bem sortida! Vale uma conferida, pois é nessas horas que a gente descobre algo que está faltando em nosso kit cafeeiro particular, hein?!

O cardápio, além dos cafés preparados em diferentes métodos: coado no Hario, Clever e espressos, contemplam os deliciosos lattes, flat whites e cappuccinos! Aprovadíssimos, e muito bem tirados pelo barista.

Westerstraat 3, 1015 LT, Amsterdam
Facebook Pelican Rouge Amsterdam

2.HET KOFFIE CULTUUR CENTRUM
O Het Koffie Cultuur (na foto acima ) foi realmente uma grande boa surpresa e um achado. Sério! Caminhando pelas ruas de Amsterdam, estávamos indo em direção à praça Dam Park e, voilà, esbarramos com chamadas na vitrine e placas de divulgação de cafés brasileiros! Não deu outra, entramos para conferir!

O lugar possui opções de cafés (lattes, melanges, macchiatos..), grãos e doces. Os grãos são na maioria importados do Brasil e do continente africano. A lojinha também conta com opções de máquinas de espresso à venda! E tem opção de café ‘togo’.

Para quem ama os grãos do Brasil e quer tomar um cafezinho totalmente brasileiro, o lugar é perfeito para isso. O ambiente é superaconchegante e intimista!

Com o café bem tirado pela barista do local, fiquei com um flat white delicioso. Valendo cada euro! Rs. A lojinha conta com diferentes tipos de grãos: brasileiros, colombianos e africanos, além de máquinas de espresso, cafeteiras Bialleti, Hario v60, prensas e canecas.

Nieuwezijds Voorburgwal 133, 1012 RJ Amsterdam
Site
Het Koffie Cultuur Centru

3.BRANDMEESTER´S
O BrandMeester’s é uma cafeteria conhecida por seus cursos de barista, além de ser premiada em moagens e torras de grãos. Excelente para quem deseja tirar alguma certificação em técnicas no exterior e aperfeiçoar sua prática na área com cursos de reciclagem.

Mas, é claro, tudo em dutch ou inglês. E, olha, o cheiro do café é uma delícia! A gente sente o cheirinho de espresso da rua, literalmente. O espaço é bacana, lembra uma pequena livraria, com bastante livros e revistas e um balcão grande e duplo para uso de seu laptop ou apenas tomar seu cafezinho. Sem muitas firulas.

Nos identificamos como blogueiros do GrãoDoDia e a barista ao final pediu nosso feedback do café que ela preparou! =) Bem simpático e excelente o atendimento. Ah, e também tem wi-fi gratuito no local.

Cardápio com cafés de diversos tipos de métodos de preparos, e com diferentes tipos de grãos, sem acompanhamentos. Lá eles servem café e dão cursos, ponto.

A localização é perfeita, pertinho do Vondelpark (um parque simplesmente delicioso para caminhar ou andar de bike — fizemos os dois! Rs) e da Overtoom (rua cheia de cafés, gastronomia e lojas de bicicleta).

E como toda boa cafeteria de Amsterdam, dentro tem a lojinha, com diversas opções de canecas, cafeteiras e máquinas de espresso.

Van Baerlestraat 13, 1071 AM Amsterdam
Site
BrandMeester’s Koffie  

4.CAFE ‘T SMALLE
Podemos dizer que o Café ‘T Smalle fica literalmente em cima d’água. Isso mesmo. Ele tem um deck com diversas mesinhas, com vista linda para um dos inúmeros canais da cidade. O atendimento é bacana e tem serviço de mesas normalmente lá fora.

A gente pode sentar, aguardar o garçom e fazer o pedido. No dia em que fomos, tomamos um café da manhã. Um latte macchiato com croissant e geleia de frutas vermelhas bem fresca. Perfeito!

O cardápio é bastante variado, com diversos tipos de cafés e comidinhas para acompanhar, além de café da manhã e brunch.

A gente percebe que o local de esquina é uma instalação de uma autêntica Amsterdam de época! Provavelmente mantida e passada por gerações, e com muita história para contar. Sem falar que fica bem próximo à famosa Casa de Anne Frank, hoje transformada em museu (impossível deixar de conhecer).

Destaque para a vista privilegiada da cidade, que nos remete a um ambiente de época, rústico e aconchegante! Sensacional para apreciar sem pressa a sua xícara de café.

Egelantiersgracht 12, 1015 RL Amsterdam
Site ‘T Smalle

5.FINEST COFFEE BLUSHING HOLLAND
O Finest Coffee Blushing, ou simplesmente Blushing, é uma cafeteria completa! O cardápio vai desde as diversas opções em cafés, frozens, além de chás, sucos super-saudáveis, shakes, frutas, a famosa torta de maçã, e muitas opções de comidas para café da manhã, brunch e almoço.

O lugar é um luxo só! Como se não bastasse ter tanta delícia, o ambiente da cafeteria é bastante moderno e com uma decoração fashionista, cheia de estilo e conceitual.

Fica logo ao lado do Van Gogh Museum (museu imperdível, que conta toda a história de vida do grande artista Van Gogh) e do Rijksmuseum (com uma coleção repleta de arte e história). Os dois são realmente parada obrigatória para quem visita Amsterdam, além de, claro, a Casa de Anne Frank! Fica a dica.

O atendimento do lugar foi super ok, com destaque para o flat white com scrambled eggs, que foram realmente de lamber os talheres! A cafeteria conta com wi-fi gratuito.

Com certeza vale uma visita para quem está no roteiro dos museus de Amsterdam, e precisa repor as energias.

Paulus Potterstraat 30A, 1071 DA Amsterdam
Site
Finest Blushing Holland

Gostaram das dicas de cafés em Amsterdam?
Além das bikes, as cafeterias dominam por lá! =)

E já estamos preparando a Parte 2, com mais dicas, Aguardem!

Nos sigam nas redes sociais

Grão Do Dia – Um pouco de café, um pouco de cor
@graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia

Site/blog: www.graododia.com

 

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.