4 drinks cítricos “di verano”. Leves e refrescantes!

drinks cítricos

Drinks cítricos e refrescantes, considerados “di verano”, são o tema de um livro que  um querido casal de amigos me trouxe da Itália (“200 Fantastici Cocktail”, DeAgostini). Só de folheá-lo dava água na boca. Veio-me à cabeça o filme “Sob o Sol da Toscana”, com Diane Lane. 

Imaginei-me sentada na varanda daquela casa tomando um desses drinques, rssss. Nada mal hein? Inspirada por isso, fiz uma seleção do que achei mais bacana para compartilhar aqui com vocês.

Todas as receitas aqui servem duas pessoas e você vai precisar de coqueteleira e coador para prepará-las.

1.GIN GARDEN MARTINI
Servir em duas taças estilo martini (pré-resfriadas)

Ingredientes
– 1/2 pepino, descascado e cortado, além de algumas fatias para decorar
– 10ml parte de xarope de flor de sabugueiro (sugestão marca Monin)
– 60m de gin
– 20ml partes de suco de maçã
– cubos de gelo

Modo de preparo
Macere o pepino junto ao xarope de sabugueiro em uma coqueteleira. Junte o gelo, gin e o suco de maçã. Bata bem. Filtre a mistura sobre as taças martini pré-resfriadas. Decore com uma fatia de pepino. Sirva gelado.

2.MARGUERITE
Servir em dois copos estilo old fashioned.

Ingredientes
– 75ml de vodca
– suco de 2 limões
– suco de 1 laranja pêra
– espirro (5ml) de xarope de maraschino ou grenadine
– cubos de gelo
– Gelo picado

Modo de preparo
– Em um coqueteleira, adicione a vodca, os sucos de frutas, o xarope e oito cubos de gelo. Bata bem. Filtre a mistura e sirva nos copos old fashioned que contenham 1/3 de gelo picado.

3.RISING SUN
Servir em dois copos estilo old fashioned

Ingredientes
– 60ml de vodka
– suco de 1 maracujá coado
– suco de 1 grapefruit
– cubos de gelo

Modo de preparo
Em um coqueteleira, adicione a vodca, os sucos de frutas e oito cubos de gelo. Bata bem. Filtre a mistura e sirva nos copos old fashioned, com duas pedras de gelo em cada um deles.

4.WHITE LADY
Servir em dois copos estilo martini previamente gelados.

Ingredientes
– 40ml de gin
– 40ml de Cointreau
– 40ml de suco de limão siciliano
– zest de limão siciliano
– cubos de gelo

Modo de preparo
– Em um coqueteleira, adicione o gin, o Cointreau e o suco de limão com oito cubos de gelo. Bata bem. Filtre a mistura e sirva em duas taças martini finalizando com um zest da casca do limão siciliano (torção da casca).

Fontes: Livro “200 Fantastici Cocktail”, DeAgostini

arquiteta, cenógrafa e blogueira de coquetelaria

Juliana Raimo presta consultoria em coquetelaria para veículos de comunicação, desenvolve cardápios de drinks conceituais junto a bartenders convidados para eventos e presta consultoria para restaurantes na conceituação e realização de cartas de drinks. Realiza também festas temáticas que unem a coquetelaria, gastronomia, arte e música. Já escreveu para mídias como Revista da Gol, Prazeres da Mesa, site Dedo de Moça, site B-Coolt entre outros. Desde 2009, assina a coluna drinkme no blog Gastronomix. Com mais de 300 artigos publicados, fala do universo dos coquetéis e convida o leigo a aprender a arte de preparar e apreciar um bom drink. Atualmente, realiza degustações de drinks por toda a cidade e leva ao leitor dicas de onde ir, quais bartenders procurar e o que beber em São Paulo e pelas cidades que passa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.