3 pequenos restaurantes pelo mundo

mamsell1

Eles são restaurantes pequenos (às vezes, minúsculos). Acomodam poucas pessoas. A cozinha, geralmente, é aberta para o salão, de onde o chef trabalha à vista dos comensais. E a comida é simples, porém deliciosa. Uma tendência que se tem notado mundo a fora é o surgimento desses mini restaurantes que, embora pequenos em porte, servem refeições criativas e apetitosas. Com duas estrelas Michelin, o Momofuko Ko, do celebrado David Chang, em Nova York, possui apenas 12 assentos em torno de um balcão. Em suas andanças, o Gastronomix visitou, testou e aprovou alguns mini restaurantes.

 1.MAMSELL – VIENA, ÁUSTRIA

O restaurante é um cubículo. A cozinha é ainda menor. E Nora Kreimeyer, que trabalha sozinha, se divide em várias para preparar o menu vegetariano, composto de entrada e prato principal, que muda todos os dias a depender do que sua mãe tem para ser colhido na horta. Sim: a maioria dos vegetais vem da horta da mãe da chef-proprietária.

Gumpendoferstrasse 33
Viena, Áustria
Horário de funcionamento: terça, de 11:30 às 15:00; de quarta a sexta, de 11:30 às 15:00 e de 18:00 às 23:00
www.mamsell.at

2.RACINES – PARIS, FRANÇA

O que é o Racines? Bistrô? Bar à Vin? Cave à manger? É tudo isso e mais um pouco. Localizado em uma das tradicionais passagens parisienses, o restaurante ostenta a charmosa e aconchegante decoração típica de um bistrô. Embora seja mais conhecido pelos vinhos de alta qualidade (e que, além de servidos no local, são vendidos para levar, a preços ainda mais baixos), serve pratos simples, porém com apuro técnico perceptível. Devido ao sucesso (e ao pequeno salão) do original, foi necessário criar o Racines 2, que tem espaço para acolher mais gente.

8, passage des Panoramas
Paris, França
Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 12:00 às 14:30 e de 19:00 às 22:30.
www.racinesparis.com

3 – A BAIANEIRA
E para quem não acredita que a mistura da cozinha baiana com a culinária mineira não dá samba, a Baianeira está aí para provar o contrário. Comida brasileira simples em local aconchegante.

Rua Dona Elisa, 117 – Barra Funda, São Paulo
Telefone: (11) 2538-0844
Instagram: @abaianeira

Advogado

Advogado e leitor voraz de livros, revistas, sites e blogs brasileiros e estrangeiros. Meticuloso, realiza muitas pesquisas e monta roteiros para comer, beber, tomar um drink antes de qualquer viagem. Atua também no projeto kitchen11, em Brasília.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.