3 dicas para conservar o café

GRAODODIA_POST4_FOTO3

O café como qualquer produto orgânico e perecível, necessita de cuidados extra com o seu ciclo de vida útil. E para que a qualidade dos seus grãos seja mantida, é necessário conservar o café, mantendo o sabor e o aroma por muito mais tempo!

Lembrando que o café, como alimento, deve sempre ser consumido fresco. Isso é o ideal. A proximidade de consumo com a data de sua torra garante o frescor do café. Mas, caso isso não ocorra, e como muitas vezes adquirimos grãos de café que precisamos guardar o restante para os demais dias, iremos ajudá-los a conservar melhor os seus grãos.

Mas antes, iremos explicar a vocês quais os grandes inimigos do café.

Os inimigos do café
São quatro os piores inimigos do café: o ar, a umidade, o calor e a luz. Cada um desses fatores deve ser evitado, tanto na hora da compra como na hora da armazenagem. Isto porque estes quatro elementos interferem através de suas propriedades, contribuindo para a deterioração ainda mais rápida do seu café.

Bom, vamos agora às dicas de melhor conservação de seu café:

1.A ESCOLHA DOS POTES
Vale aqui ressaltar que as embalagens originais do café são especificamente concebidas para conservar todas as propriedades e qualidades do café até o momento de consumo, ok? Depois de aberto, é sempre bom transportá-lo para um outro recipiente.

Creio que você já tenha um pote de preferência, onde costuma guardar seu café. Mas observe uma coisa: os melhores potes para conservar o café depois de aberto são os de vidro, de cerâmica ou de metal, desde que hermeticamente fechados.

O plástico também é uma opção válida, mas o recipiente deve ter uma tampa hermética, que o deixe bem fechado, como já citado. Além disso, deve ser armazenado num local escuro e fresco.

2.MANTER LONGE DA LUMINOSIDADE
Os grãos ou até mesmo o próprio pó do café necessitam ser armazenados em locais que não estejam expostos a luz. Então, a melhor maneira de conservá-lo é mantê-lo dentro do armário ou despensa, de modo que também não fique próximo de produtos que tenham odores fortes, sejam outros alimentos ou materiais de limpeza.

É bom evitar também fontes de calor, como o fogão, forno e o micro-ondas, assim como locais que são alvos de exposição solar direta. Os melhores lugares para guardar café são em espaços sem umidade, arejados e escuros.

3.ATENÇÃO AO GUADÁ-LO NA GELADEIRA
A geladeira também é um dos lugares preferidos por algumas pessoas para se guardar os grãos de café (ou o café em pó). Ela consegue manter o café na temperatura adequada, aumentando seu ciclo de vida. Mas lembre-se: sempre em potes hermeticamente fechados para impedir a entrada da umidade externa.

E vale ainda ressaltar que, quando aberto, o café tem validade de até 15 dias. Caso ele for armazenado na geladeira, pode durar até um mês.

Obs.: Na hora de comprar um bom café de gôndolas de supermercado, verifique a data de validade e opte sempre por embalagens menores e que possuem selo de certificado da Abic. Uma outra dica é verificar se o grão é 100% arábica.

Yes!!! Agora seu café está protegido dos quatro inimigos: o ar, a umidade, o calor e a luz.

E será melhor conservado. E você, já conferiu se o seu café está fechadinho do jeito certo?
Que tal correr lá na sua despensa e conferir? 😊

Não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.

Nos sigam nas redes sociais

Grão do Dia – Um pouco de café, um pouco de cor
@graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/grãododia
Site/blog: www.graododia.com

Espec. em Conteúdos e Mídias Sociais

Me chamo Alex Melo, moro em São Paulo capital, formado em ciência da computação mas atuando na área comercial como executivo de contas. Fortalezense, filho de pai piauiense + mãe cearense, tenho uma verdadeira paixão por café. Realizei cursos no segmento cafeeiro aqui mesmo em São Paulo/SP, além de workshops sobre café e uma grande conquista no segmento: visitei e explorei meu primeiro cafezal! A cada dia descubro um sabor, um novo grão, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências que tenho com esses pequenos grãos mundo afora!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.