2 restaurantes: diferentes contextos e conceitos

ricardo_secchis_jr

Minhas indicações são de dois restaurantes em diferentes contextos e conceitos! Um é internacional, tradicional e muito focado na carne. O outro é de Brasília, contemporâneo e com pratos mais variados.

O primeiro se chama “Antica Macellaria Cecchini”, com sede em uma pequena vila chamada Pazano, na região da Toscana na Itália e é “chefiado” (se assim podemos dizer) pelo apaixonado açougueiro Dario Cecchini. O segundo é o restaurante brasiliense “Authoral”, do chef André Castro. O conceito do restaurante é auto-explicado pelo nome e a originalidade é de fato, um dos valores mais perceptíveis no ambiente e no cardápio.
Pazano in Chianti é uma pequena vila (900 habitantes) situada na região da Toscana, Itália. O tamanho da vila porém, é inversamente proporcional à tradição do açougue local. A Antica Macellaria Cecchini existe a quase 200 anos e seu atual proprietário Dário, é a oitava geração de açougueiros da família. O pequeno açougue porém,  ganhou grande visibilidade depois que o chef transformou o negócio em um restaurante, que fica em um pequeno salão em cima do açougue (o acesso é por uma escada dentro da cozinha). O cardápio não tem mistério: um menu degustação de 50 euros que inclui diversos cortes e vinhos locais a vontade. As etapas são sempre algum corte que na maioria das vezes é assado (bem mal passado) e em alguns casos, cru. Os acompanhamentos são sempre muito simples e deixam sempre o protagonismo para a carne.
A energia do local é contagiante. A paixão que todos ali sentem pela carne é explicitada a cada grito e batida na mesa que os churrasqueiros dão ao servir cada um dos cortes… é algo difícil de explicar! A estrela do show porém, é a tradicionalíssima Bisteca Fiorentina, que é retirada do fim do contrafilé e tem de um lado do osso, Chorizo e Alcatra, e do outro Filé Mignon. Os ossos em formato de T que sobram após a “desossa” do corte, são distribuídos para alguns clientes para  eles roerem até a carne acabar. Esse é definitivamente um local com essência, tradição e paixão.
Agora no planalto central, a dica é de um dos restaurantes mais originais que tive o prazer de conhecer. Primeiro, bato palmas pela coragem do André por não nenhum prato com Filé Mignon no cardápio. Em uma cidade como Brasília, isso é muito incomum. Segundo, valorizo muito o conceito do restaurante em usar sempre que possível ingredientes de pequenos produtores orgânicos e sustentáveis (me incluo nessa lista). Os cortes de carne bovina, são 100% Beef Passion, o que também requer uma bela dose de confiança e coragem. O frango, é orgânico e vem de um pequeno produtor nos arredores de Brasília. Confesso que conceitos assim me encantam!
Partindo para o cardápio, minha sugestão para a entrada é o croquete de Ossobuco com cerveja preta. Sou fã assumido de croquetes e esse sem dúvidas, é o melhor que já comi! Para principal, a indicação é a carne de sol de Patinho curada na casa (indico pedir mal passada), baião de dois, queijo coalho (crocante) e cubos de abóbora. Para a sobremesa, Torta Mousse de chocolate e caramelo. Você não vai se arrepender!

ANTICA MACELLARIA CECCHINI
Panzano In Chianti
Telefone: +39 055 852020
Site: https://www.dariocecchini.com

AUTHORAL
CLS 302 Bloco A – Asa Sul
Fone: (61) 3225.0052

(*) Ricardo Sechis Jr é empresário, sócio da Boutique Passion, empresa que produz carnes de maneira sustentável, e do Ricco Burger, hamburgueria em Brasília.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.