10 experiências com chá para curtir em Curitiba

curitiba2

Curitiba é uma cidade encantadora em cada detalhe. A culinária é super rica e bastante variada, o centro histórico é seguro, bem cuidado e divertido, o verde está por toda parte… E por falar em verde… Pensei logo em chá – sempre! Por isso, separei algumas experiências que envolvem o chá de alguma forma. Se eu fosse você, já fazia as malas. Partiu Curitiba?

1) The Tea – uma portinha florida no Batel, bairro super nobre da cidade, oferece os divertidos bubble teas, aqueles chás em copos com bolinhas ao fundo, que estouram na boca. Escolhi um matchá latte quente, com bolinhas de maçã verde. Delicinha!


Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1282 – Centro, Curitiba – PR, 80730-200

2) Fleur – grata surpresa no Fresh Live Market, um mercado gastronômico no Batel. Um restaurante/casa de chás/loja, que serve risotos e chásfloridos“; todos levam flores na composição. Minha escolha foi um risoto de matchá com queijo brie, aspargos, jamón serrano, brotos e flores comestíveis, com chazinho detox quente, verde, com raiz de lótus, sálvia e folhas de limão. Comfort food com chá, em um lugar fofo… Conquistou meu coração!

Fresh Live Market – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1652 – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80730-200

3) Chokolat – um bistrô que tem como carro-chefe o chocolate, claro. Os bombons são tão lindos que faz pena comê-los! Mas eu fiz um sacrifício pelo Gastronomix (ohom!) e me joguei. Escolhi sabores com especiarias, que super harmonizaram com o meu Chai Latte, cremoso e temperado na medida. Se você quiser viver uma experiência bem indiana, pode pedir as samosas – pasteis tipicamente indianos, recheados com legumes, que estavam com a cara ótima – para acompanhar o chai.

Avenida do Batel, 1190 – Curitiba – PR – 80420-090 – 41 – 3527 1639 – chokolatbistro@gmail.com

4) The Kettle, chá com simpatia – a casa de chás mais antiga de Curitiba é uma fofurinha de lugar, parece ter saído de um romance. Aconchegante, serve chás da marca alemã TeeGschwendner e da curitibana Caminho do Chá. Tem utensílios muito lindos à venda, como xícaras pintadas manualmente e canecas de artistas locais. Optei por um Darjeeling com scones e geleia de morango e fiquei ali sentada, contemplando cada detalhe.

Alameda Prudente de Moraes, 836 – Mercês, Curitiba – PR, 80430-220

5) Chá e Arte – marca de chás e infusões curitibana, tem três lojas na cidade. Optei por ir à primeira delas, no centro, e quase enlouqueci! Ervas de que nunca tinha ouvido falar, blends criativos, banhos de cheiro, utensílios. Paraíso de chazeir@! O atendimento da simpática Ura também fez a diferença.

R. Comendador Macedo, 137 – 6 – Centro, Curitiba – PR, 80060-030

6) A Sala de Chá – Esta é A EXPERIÊNCIA. Participei de uma cerimônia japonesa de chá na Praça do Japão, lindamente conduzida por Vinícius Monfernatti, o ocidental mais oriental do universo. Em movimentos precisos e com a sensibilidade que lhe é peculiar, Vini ensinou sobre a preparação do carvão que vai no braseiro da chaleira, nos brindou com docinhos japoneses feitos por ele ((💚)) e nos fez chorar com tanto cuidado. Uma vida, um encontro. Inesquecível!

Contato: @asaladecha, 41995611390. Necessário reservar.

7) EnTorno Cerâmica – Chazeir@ que se preza quer tornar o #momentomágico charmoso. E com a cerâmica produzida pela Julie, da EnTorno, isso é inevitável. O atelier, localizado em uma casinha super vintage, é só encantamento. Meus copinhos de chá lindos devem estrear em breve nas redes sociais, para você se inspirar. Ah, eles também desenvolveram copos de aroma, para dar um up na análise sensorial dos chás!

Rua Izaías Bevilacqua, 350, Mercês, Curitiba/PR. Atendimento apenas aos sábados.

8) Chá Contigo – Já falei sobre essa marca curitibana de chás, puro amor. Os blends são inspirados em mulheres empoderadas, como a própria criadora da marca, Lu Maira, que você tem que conhecer. No final de semana, a marca estava em uma feirinha incrível da cidade, a Manoo, mas você também encontra a marca na Prestinaria e no café do Opera Coworking.

Contato – 41 – 988123546, www.chacontigo.com.br

9) Cheia de Graça – Que macarons! Que red velvet! Que seis leites! Fomos direto aos doces que brilhavam na vitrine dessa confeitaria mega fofa, que serve os chás da Chá e Arte. Vale cada grama que nos engordou! Rs!

R. Bpo. Dom José, 2465 – Batel, Curitiba – PR, 80440-080

10) Adega de Sake – O que tem saquê a ver com chá? Caaaaalma! E se eu te disser que na loja tem saquê com matchá, de Kyoto? Com as orientações de Daniel Honda, o lugar é ainda mais legal! Tem uma loja-irmã também em São Paulo.

Av. Silva Jardim, 2042 – 2 – Água Verde, Curitiba – PR, 80240-020

Em um final de semana, experimentei momentos únicos, regados a muito chá. E foi tudo tão encantador que não podia deixar de dividi-los com você. Na vida, é isso que fica; o gosto do novo, o gosto do afeto, o gosto do amor. Concorda?

Mais dessas experiências estão nas minhas redes sociais, @chazeira no Instagram e Chazeira no Facebook. Nos vemos por lá, para não morrermos de saudades até a próxima quinta, ok?

Beijos. Experimente sempre!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.